Flavio Dino (PCdoB), Governador do Maranhão

Ao chegarmos ao fim deste ano de 2020, somos tomados por uma série de reflexões. Passamos por dias de enormes desafios, muitas perdas, momentos difíceis, outros melhores. A situação nos exigiu coragem, equilíbrio e compaixão. Em conjunturas como a de 2020, decisões dos governantes tem impactos ainda maiores, pois centenas de vidas podem ser salvas ou perdidas em minutos. Olhando para trás, só tenho a agradecer a Deus por ter me colocado na direção certa, no cenário mais complexo que já enfrentei em 31 anos de trabalho como servidor público.

Por Flávio Dino*

Em meio a tantas adversidades, tenho convicção de que este Natal nos fará rememorar o maior sentido desta data: o nascimento de Jesus Cristo, prova do amor de Deus por nós. A vida de Cristo se revela a nós como grande exemplo de justiça, graça e paz. Nas bem-aventuranças, descritas no livro de Mateus (cap. 5), Jesus nos ensina que felizes são os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os pacificadores, porque a estes haverá graça e misericórdia da parte de Deus. É nessa fé que firmo os meus passos na missão de construir, dia após dia, um Maranhão mais digno e justo para todos.

O trabalho desenvolvido em nosso Estado busca contínua sintonia com a mensagem cristã. Cito o exemplo da árdua batalha contra o coronavírus, com a dedicação de milhares de profissionais que cumpriram suas missões na defesa da vida. E ainda a execução do Plano Emergencial de Empregos Celso Furtado, que impulsionou a geração de emprego e renda, garantindo comida na mesa de milhares de maranhenses.

Destaco, ainda, a distribuição de 300.000 cestas básicas e a maior rede de Restaurantes Populares do Brasil, com 54 unidades mantendo alimentação saudável a dezenas de milhares de pessoas, diariamente, em diversas regiões do Estado. E o Cheque Minha Casa, que assegurou moradia digna a mais de 10 mil famílias.

Na Educação, mantivemos o ritmo acelerado de obras, ao tempo que ofertamos melhores condições para que os estudantes assistissem às aulas online, doando mais de 105 mil chips de acesso à internet para alunos e professores do Ensino Médio. Garantimos apostilas, aulas em rádios e a Plataforma Gonçalves Dias, com centenas de aulas para nossos jovens. Um gigantesco esforço de manter a aprendizagem em tempos de pandemia.

Neste Natal, renovamos as nossas esperanças por dias melhores. Temos nos empenhado para isso, todos os dias, incansavelmente. Agradeço ao povo do Maranhão e aos servidores estaduais pela confiança e parceria, em um momento em que a simbologia de “estar de mãos dadas” faz tanto sentido. Juntos em fé, desejo às famílias que façam deste Natal um momento de celebração sobre a graça divina que nos alcança por meio de Cristo e do amor ao próximo. Feliz Natal a todos!

*Flávio Dino, advogado, é governador do Maranhão

(BL)
As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do PCdoB