Altamiro Borges entrevista Leda Paulani em seu canal no Youtube (@blogdomiro) | Imagem tirada do vídeo

O jornalista Altamiro Borges, nesta segunda-feira (21), recebeu em seu canal do Youtube (@blogdomiro), a economista Leda Paulani, fazendo uma leitura de como o Brasil e o capitalismo sairão da crise, que vem crescendo desde a década de 70, e foi agravada pela pandemia do novo coronavírus.

Durante a entrevista, Leda analisa a situação dizendo ser essa crise “a ponta do iceberg de um problema estrutural que o capitalismo tem”, desde a década de 70, que a pandemia agravou ainda mais e a forma de resolver que o capitalismo encontrou foi o neoliberalismo, com a sua política regressiva e destrutiva.

Leda falou também sobre as contradições do governo Bolsonaro em relação a economia. “É um governo contraditório, porque em princípio esses governos tendem a ser nacionalistas também do ponto de vista econômico e, conferir ao Estado um papel brutalmente importante dentro da economia fortalecendo investimento, infraestrutura, fazendo um nacionalismo econômico vigoroso… no caso do Bolsonaro você tem esse descasamento.”

Ao serem levantadas questões sobre as medidas que permitiriam o Brasil voltar a trilhar um caminho de desenvolvimento, com justiça social e valorização do trabalho, Leda afirma que pensando de forma macro “é preciso fazer uma reforma tributária descente; que é umas das razões da desigualdade, acabar com o teto de gastos; retomar investimentos públicos, que é injeção direto na veia da economia, repensar todos os programas sociais e combater fortemente o racismo”.

“Se você tiver investimento público, melhora a expectativa e isso puxa o investimento privado e gera o emprego. Tira o teto e melhora a condição do Estado de intervir, faz um esboço de Renda Básica Universal e aí você vai com o próprio consumo, como já ficou provado em outros governos”, finaliza.

Assista a entrevista na íntegra:

 

Quem é Leda Paulani

É formada em Economia pela FEA-USP e em Comunicação Social pela ECA-USP. Possui Doutorado em Teoria Econômica pelo Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo – IPE/USP (1992). É livre-docente junto ao Departamento de Economia da FEA-USP (2004). É professora do Departamento de Economia e da Pós-graduação em Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA/USP desde 1988 e professora titular na mesma unidade desde 2007. É pesquisadora do CNPq (bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 1D) e publica regularmente em periódicos nacionais e internacionais da área de economia e demais áreas das Ciências Humanas. Trabalha principalmente com Economia Política e Marxismo, Metodologia da Economia, História das Ideias Econômicas, Economia Brasileira e Contabilidade Social. De 2004 a 2008 foi presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP). De janeiro de 2001 a abril de 2003 foi assessora chefe do gabinete da Secretaria de Finanças da Prefeitura de São Paulo. De janeiro de 2013 a março de 2015 foi secretária municipal de planejamento, orçamento e gestão da Prefeitura de São Paulo.

*