O advogado José Alberto Simonetti tomou posse na terça-feira (1º) como presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e disse que a instituição vai “rechaçar qualquer ataque ao sistema eleitoral” brasileiro.

A credibilidade das urnas é frequentemente colocada em dúvida por Jair Bolsonaro por meio da divulgação de notícias falsas e enganosas.

“A OAB vai rechaçar qualquer ataque ao sistema eleitoral. A OAB vai rechaçar iniciativas de regulação e censura à liberdade de imprensa e de expressão. A OAB rechaçará também a intimidação e a chantagem como método de investigação”, disse o novo presidente.

O advogado destacou que a instituição manterá o “compromisso com as bases da democracia” e que vai cobrar uma “eleição limpa” dos candidatos. “Cobraremos dos candidatos o compromisso de uma eleição limpa, sem ‘fake news’, e respeito ao processo eleitoral”, afirmou.

Simonetti observou ainda que a instituição não escolhe cores partidárias e ideológicas e está aberta ao diálogo com todas as legendas em busca de avanços para a advocacia. “A OAB terá diálogo com todos os poderes e com todas as instituições da República”, disse.

“Buscaremos o diálogo com todos os atores políticos, independentemente de quem forem eles. Não há democracia sem povo, e os representantes populares são os políticos. Não há, portanto, democracia sem política”, acrescentou.

O novo presidente disse também que a “advocacia tem uma das mais relevantes incumbências, defender o direito de defesa, a garantia mínima do cidadão frente a toda e qualquer ameaça de despotismo e injustiça”. “Todas as pessoas, não importa quem, não importa do que é acusado, tem o direito a ser bem defendido e ter um julgamento justo”, pontuou.

“O que vale para nós é a vida. Com diálogo fraterno, tomando distância dos discursos de ódio. Temos um compromisso inegociável com a democracia, o debate plural, respeito à divergência e busca de consensos. Estamos fechados com a liberdade, principalmente com as liberdades de expressão, do pensamento, incluindo aí também a liberdade de imprensa”, destacou.

Em uma entrevista ao portal de notícias G1, Simonetti disse defender a vacinação como forma de conter a expansão da Covid-19 e se colocou como defensor da ciência e crítico do negacionismo.

O advogado afirmou que o líder de qualquer nação precisa ter “equilíbrio” e classificou as “fake news” como um “câncer” para a democracia brasileira.

Beto Simonetti, como é conhecido o novo presidente da OAB, foi eleito na segunda-feira (31) como candidato único a disputar a presidência do conselho e fica no cargo, que era de Felipe Santa Cruz, até 2025.

Ele tomou posse na sede da Ordem em Brasília durante cerimônia restrita em razão da pandemia do novo coronavírus.

A sessão contou com a presença do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que atuou como presidente da ordem entre 2013 a 2015.

Além do presidente, integram a nova diretoria da OAB, Rafael Horn (vice-presidente) e Leonardo Campos (diretor-tesoureiro).

Pela primeira vez, duas mulheres integram o conselho: Sayury Silva de Otoni (secretária-geral) e Milena da Gama Fernandes Canto (secretária-geral-adjunta).