Em nota, o deputado estadual Lélio Costa (PCdoB-PA) repudiou os atos antidemocráticos e violentos ocorridos durante o Seminário “Veias Abertas da Volta Grande do Xingu: Análise dos Impactos da Mineração Belo Sun sobre a Região Afetada por Belo Monte”, no dia 29 de novembro de 2017. Leia na íntegra:

O mandato do deputado estadual Lélio Costa vem à público repudiar e expor nossa indignação diante dos atos antidemocráticos e violentos ocorridos durante o Seminário “Veias Abertas da Volta Grande do Xingu: Análise dos Impactos da Mineração Belo Sun sobre a Região Afetada por Belo Monte”, no dia 29 de novembro de 2017, no Auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), programado com a participação de docentes e discentes da Universidade Federal do Pará (UFPA), representantes de movimentos sociais e autoridades do Ministério Público Federal (MPF), quando mais de 40 pessoas, sob orientação do prefeito do município Senador José Porfírio, Dirceu Biancardi (PSDB), ocuparam o espaço de forma violenta e agressiva na tentativa de cercear o livre debate de ideias e impedir a realização do Seminário. Ameaças, fechamento da porta do auditório com proibição de entrada e saída de pesquisadores e estudantes (cárcere privado) criaram um clima tenso, de agressões e arbitrariedade, incompatível com o espírito democrático da sociedade que defendemos.

O Seminário fazia parte do Projeto de Pesquisa “Nova Cartografia Social dos Povos Tradicionais da Volta Grande do Xingu”, organizado pelo PNCSA/UFPA/Campus de Altamira e Belém. Nos solidarizamos com todos os organizadores do evento, cientistas, pesquisadores e todos os que participaram do evento na esperança de expressar livremente suas opiniões. Lamentável ainda que isto ocorra num espaço privilegiado na elaboração do saber científico e debate de ideias que é a Universidade Federal do Pará, onde a pluralidade de ideias é inerente à natureza da instituição. Vivemos tempos perigosos, em que poderosos interesses econômicos se impõem de forma violenta, suprimindo liberdades individuais, direitos coletivos e destruindo o Estado Democrático de Direito. Nosso mandato continuará ao lado dos que lutam pela democracia e pela liberdade. Sempre!

Belém, 30 de novembro de 2017

Deputado Estadual Lélio Costa – PCdoB