O Partido Comunista do Brasil – Paraíba divulga neste sábado (23) nota consternada pelo brutal assassinato do dirigente comunista João Francisco de Lima, conhecido com João da Galinha, pré-candidato e preterido nas pesquisas de intenções de voto para as eleições de 2020.

João era empresário do ramo de alimentos, foi candidato a vice-prefeito pelo PCdoB em Alhandra, no litoral sul paraibano, em 2016 e se destacava como principal liderança do município.

Em nota, o PCdoB relata que o camarada foi surpreendido na manhã desta sexta-feira (22), às 7 horas, por duas pessoas que tentavam entrar na sua casa, Francisco foi morto no local com um tiro na testa. “Os assassinos foram presos logo depois e confessaram o crime, mas a polícia trabalha com a hipótese de crime encomendado. O Partido espera ter mais elementos para formar uma opinião mais consistente sobre as motivações do crime”, completa a nota.

João Francisco foi eleito para o Comitê Estadual na última Conferência neste ano. Ainda na noite do dia anterior participou alegremente da Confraternização dos comunistas do município.

O enterro acorre na manhã deste sábado (23).

Segue abaixo a íntegra da Nota:

COMITÊ ESTADUAL DA PARAÍBA

NOTA DE PESAR

O Partido Comunista do Brasil – PCdoB na Paraíba foi tomado de sobressalto na manhã desta sexta feira, 22 de dezembro de 2017, pela notícia do assassinato do camarada João Francisco de Lima, no município de Alhandra. A tristeza se abate sobre nosso Partido.

João da Galinha, como era conhecido havia sido eleito em novembro último para integrar o Comitê Estadual do PCdoB e ontem, 21 de dezembro, participou da confraternização dos comunistas de Alhandra. João era uma lideranaça emergente no litoral sul da Paraíba. Foi candidato a vice-prefeito na última eleição municipal e era nome celebrado para disputar a prefeitura em 2020. Muito querido no município, principalmente no distrito de Mata Redonda, onde residia. Conhecido como homem simples, honesto, que não deixou que o êxito como empresário fizesse esquecer suas raizes e seu povo.

A morte de João é uma grande perda. Para seus familiares e amigos, para o povo de Alhandra. Para o PCdoB.

A Direção Estadual do PCdoB, consternada, une-se à dor dos familiares, amigos, dos miitantes do Partido em Alhandra. E não permitirá que esta barbárie fique impune. Exigirá investigação rigorosa para que este crime hediondo seja elucidado; que sua motivação seja desnudada e todos os culpados exemplarmente punidos.

Ao nos despedirmos do camarada João da Galinha, reforçamos nossa confiança no PCdoB de Alhandra que, certamente saberá suportar essa provação e prosseguirá levando avante a bandeira defendida por nosso querido camarada.

João Francisco, presente!

João Pessoa, 22 de dezembro de 2017