O PCdoB de São Paulo emitiu nota de pesar pelo falecimento de Padre Ticão, importante liderança social da periferia da cidade, ocorrido no dia 1º de janeiro. “Ticão foi uma das principais referências progressistas da Igreja Católica na cidade de São Paulo, especialmente na Zona Leste”, diz a nota.
Leia a íntegra:
O PCdoB São Paulo manifesta pesar pela morte de Antonio Luiz Marchioni, o Padre Ticão, que nos deixou neste 1º de janeiro de 2021 – Dia da Paz. Por mais de quatro décadas, Ticão foi uma das principais referências progressistas da Igreja Católica na cidade de São Paulo, especialmente na Zona Leste.
Amigo dos movimentos organizados e grande líder comunitário, ajudou a viabilizar diversas conquistas sociais para as comunidades vulneráveis e para a população em geral. Foi o caso da USP Leste, do campus da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) na zona leste e do Hospital de Ermelino Matarazzo – três avanços que contaram com seu engajamento permanente.
À frente da Paróquia de São Francisco de Assis, em Ermelino Matarazzo, Ticão foi amigo do PCdoB e parceiro de mandatos parlamentares comunistas, como Anna Martins e Jamil Murad. Nos últimos anos, ousou promover debates sobre temas caros à Igreja e a setores conservadores, como o uso terapêutico da cannabis medicinal e o direito das mulheres de decidirem sobre seus corpos e se querem ou não querem ser mães.
Neste momento de dor, deixamos nossa solidariedade à família, aos amigos, aos fiéis e a todos que se vincularam à exemplar trajetória de lutas de Padre Ticão.
São Paulo, 2 de janeiro de 2021
Wander Geraldo – Presidente Municipal do PCdoB
(PL)