O Partido Comunista do Brasil (PCdoB-MT) publica nota de pesar em lamento a morte dos  professores Jocilene Barboza dos Santos, 42 anos e Júlio César Viana, 65 anos, ambos sindicalistas. Jô como era conhecida, estava como presidenta do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) e Júlio como secretário de Articulação Sindical do Sintep.Eles morreram por volta das 14 horas deste domingo (2), vítimas de um acidente na BR-163 em Diamantino, a 209 km de Cuiabá. As vítimas estavam em uma caminhonete que bateu de frente com uma carreta, de acordo com a concessionária Rota Oeste. Chovia no momento do acidente e a caminhonete deslizou na pista e colidiu com a carreta.

Os sindicalistas estavam em Juara, numa atividade com novos concursados no interior do estado.

Nota do PCdoB-MT

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB-MT), lamenta profundamente as mortes trágicas dos companheiros Júlio César Viana e Jocilene Barbosa (Jô)

Júlio Viana foi um dos fundadores da SINTEP/MT, do qual foi presidente por duas gestões, e da CUT/MT, onde também ocupou a presidência, além de atuação destaca no Partido do Trabalhadores. Já a companheira Jô, acabara de assumir a Presidência do SINTEP/MT, além de ser destacado quadro dirigente da CUT e o PT.

Certamente a perca desses dois batalhadores deixará um grande vazio no movimento dos trabalhadores de nosso Estado, em especial, na área da Educação Pública, bem como nas fileiras do Partido dos Trabalhadores.

Nossas sinceras condolências aos familiares, amigos e amigas e companheiros e companheiras de resistência e luta. 

Temos a convicção que seus exemplos servirão para impulsionar a luta por uma Educação Pública, Gratuita e de Qualidade bem como pela construção de um Mundo Novo, onde a miséria e a opressão sejam apenas cicatrizes da História.

Cuiabá, MT, 02 de dezembro de 2018.

Executiva Estadual do PCdoB-MT

O Sindicato também publicou nota lamentando o episódio:

Nota do Sintep:

É com pesar que o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) comunica a perda de nossa presidente Jocilene Barboza, 42 anos, e do companheiro, secretário de Articulação Sindical, e presidente de 1998 a 2006 (por três gestões) Júlio César Viana, 65 anos, vítimas de um acidente na altura do Posto Gil.

A caminhonete Amorok deslizou na pista e bateu de frente com uma carreta. A companheira e o companheiro retornavam de Juara, numa atividade com novos concursados no interior do estado.

Nas redes sociais, colegas externam profunda tristeza:

“Que o espírito de luta deste companheiro e desta companheira, nos dê energia para continuamos a luta. Com certeza, os dois sempre estarão presentes na memória de todos e todas que lutam por justiça social”, escreveu na madrugada desta segunda (03) em rede social o ex-presidente do Sintep/MT, Henrique Lopes do Nascimento.

Vera Araújo, militante do Sintep, falou da tristeza: “E Dezembro inicia com uma notícia triste. Infelizmente hoje perdemos dois grandes guerreiros da Educação Pública de Mato Grosso, faleceram em acidente os companheiros Júlio César Martins Viana e Jocilene Barbosa dos Santos, Presidentes do Sintep/MT. Que Deus os acolha na luta eterna e meus sentimentos a todos os familiares e amigos. Perdas irreparáveis e um triste golpe nesse ano que finda. Muita dor”.

“Com tristeza, recebo a notícia, através do face de Gilmar Soares Ferreira, do acidente que tirou as vidas do companheiro e amigo Julio César Viana(no último dia 1º foi seu aniversário), ex-presidente do Sintep-MT e da Cut-MT, e da amiga e companheira Jocilene, presidente do Sintep-MT. Foram muitas reuniões, congressos, seminários, passeatas, greves, lideradas em defesa da educação e dos trabalhadores do Mato Grosso e do Brasil. Nas fileiras do Sintep, da CNTE, da CUT e do PT”, escreveu Chagas Fernandes.