Conferência em Olinda debateu resistência à Bolsonaro

Os camaradas comunistas seguem registrando a realização de numerosas conferências municipais do PCdoB em todas as regiões do Brasil. A seguir, reunimos (e resumimos) informações que circulam nas redes sobre as conferências municipais realizadas nos estados do Norte e do Nordeste, ilustrativas de um partido vivo e movido por suas bases.

Os encontros, que reúnem as bases do partido para debater os desafios futuros, tem como centro os debates sobre a conjuntura política e a avaliação da atuação do PCdoB no último período. Na oportunidade, são eleitas as diretorias locais. Além disto, neste ano, as conferências estão debatendo e referendando a montagem de chapas para as eleições municipais de 2020.

Os conferencistas também elegeram os delegados para as conferências estaduais e aprovaram as resoluções políticas dos Comitês do partido.

NORDESTE

Pernambuco

Olinda

A Conferência Municipal do PCdoB em Olinda, realizada no último sábado (2), travou intenso debate sobre a oposição ao Governo Bolsonaro e seu seguidor em Olinda, o desgoverno Lupércio.

Nos debates, o partido consolidou a tese de unir as forças progressistas e popular em torno de um projeto pela retomada do desenvolvimento da cidade com inclusão social.

O evento foi prestigiado pelo deputado federal Renildo Calheiros, pelo deputado estadual João Paulo, pelo vereador Marcelo Soares, pelo presidente estadual do partido Marcelino Granja e por representantes do PDT e do PSB. A vice-governadora de Pernambuco e presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, enviou um vídeo de saudação, pois não estava na região metropolitana. O presidente do MDB, Estevão Brito, enviou uma saudação por escrito pelo mesmo motivo.

A Conferência elegeu os delegados a conferência estadual e o novo Comitê Municipal do partido, sendo eleitos para o PCdoB na cidade Luciano Moura, como presidente, e Laudijane Domingos, como vice.

 

Rio Grande do Norte

Mossoró

A Conferência Municipal do PCdoB de Mossoró foi realizada em 18 de outubro. No evento, os comunistas lançaram o empresário Gutemberg Dias como pré-candidato a prefeito. O partido busca unir a oposição para fazer frente ao governo Bolsonaro e a prefeita, Rosalba Ciarline(PP).

“Seguiremos firmes para disputar a prefeitura municipal de Mossoró e eleger uma bancada de vereadores e vereadoras, trazendo a população para o debate sobre as problemáticas do nosso município, avançar numa frente ampla que tenha como ponto central consolidar um novo ciclo político para Mossoró”, afirmou Gutemberg Dias.

O novo diretor municipal do PCdoB em Mossoró é o petroleiro Pedro Lúcio Gois e Silva. A vice-presidenta é a professora Arleide Meylan.

Foi realizado, também, um ato político, que contou com a presença do secretário nacional de Organização do PCdoB, Fábio Toskaski; do presidente estadual do PCdoB, Divanilton Pereira; do vice-governador do RN, Antenor Roberto, entre outras autoridades políticas locais e representantes, como dos municipais de Grossos, Campo Grande e Areia Branca.

Bahia

Na Bahia, onde a deputada estadual Olívia Santana foi apontada pelo partido como pré-candidata à prefeitura da capital Salvador, os eventos municipais e de bases seguem a todo vapor.

Distrital da UFBA

Na Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi realizada conferência distrital em 4 de novembro, reunindo professores, estudantes e técnico-administrativos em preparação para as conferências municipal e estadual.

Segundo a deputada Alice Portugal, que compareceu à conferência distrital, os desafios estão mapeados: “enfrentar os ataques do governo autoritário de Bolsonaro, defender a universidade pública e gratuita e reanimar a democracia”.

Distrital da Fazenda Grande do Retiro

A deputada, que coordena o projeto eleitoral do partido na Bahia, também participou da distrital do bairro Fazenda Grande do Retiro, em Salvador, no dia 1º de novembro. Ela incitou a militância a trabalhar desde as bases.

“O PCdoB é o partido dos comuns. Precisamos nos fortalecer, nos organizar e nos unir.

Vamos de bairro em bairro, de cidade em cidade construindo a resistência!”, escreveu em suas redes sociais.

 

NORTE

Pará

Inhangapi

A Conferência Municipal do PCdoB em Inhangapi foi realizada no último domingo (3). Os comunistas referendaram a camarada Patricia Bittencourt à disputa da prefeitura e mostraram que a legenda está fortalecida com bons nomes para a chapa de vereadores. Mais de 80 pessoas prestigiaram o evento, entre eles, o presidente estadual do PCdoB, Jorge Panzera, a ex-governadora Ana Julia Carepa, além de outras lideranças locais. Lideranças sindicais e do PCdoB de outros municípios também se reuniram nesse momento de diálogo!

Tucuruí

Os camaradas Bruna Furman, que foi candidata a deputada estadual nas últimas eleições, e Robson, foram escolhidos respectivamente como presidenta e vice do PCdoB em Tucuruí, na conferência municipal realizada no último sábado (2).

No evento, os comunistas também realizaram um debate da conjuntura e foi apresentado o projeto de resolução pré-eleitoral. A tarefa principal será a formação da chapa de vereadores com 20 candidatos. Também ficou definida a realização de reuniões nos bairros para discutir um projeto político para a cidade. Ele servirá de referência aos pré-candidatos a vereador e vereadora.

Outra determinação é que se inicie o diálogo com as outras forças políticas da cidade quanto à candidatura majoritária. O nome da camarada Bruna Furman pode ser levado aos demais partidos seja como líder da chapa de vereadores, seja como candidata a vice-prefeita.

(Com informações da camarada Sandra Batista)

Acre

Marechal Thaumaturgo

A Conferência Municipal do PCdoB em Marechal Thaumaturgo foi realizada no dia 27 de outubro, com a presença de dezenas de pessoas. Entre elas, os deputados comunistas Edvaldo Magalhães (estadual) e Perpétua Almeida (federal).