No Uruguai, Luciana discute habitação e patrimônio histórico
Na manhã de quinta-feira (28), a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, esteve no Palácio Gomez de Montevidéu para conhecer as recentes reformas e o trabalho de restauro e preservação do prédio, que é tombado como Patrimônio Histórico Nacional.
A vice-governadora foi acompanhada pela presidente da Junta Departamental de Montevidéu, Sofía Espillar Corbalán, que ofereceu detalhes sobre o processo de preservação do patrimônio histórico e sobre as políticas em curso. Durante a conversa, Luciana compartilhou sua experiência na área, enfatizando os aprendizados do período em que foi prefeita de Olinda e presidente da Frente Nacional de Prefeitos das Cidades Tombadas pelo Iphan.
Conversaram, ainda, sobre a implementação de algumas políticas públicas em ambos os territórios, pondo foco nas respectivas situações de moradia e assentamentos.
“Foi uma visita muita rica. Pudemos compartilhar estratégias, formas e a importância de garantir uma política pública eficaz e perene de proteção e cuidado com o patrimônio histórico, aspecto que considero fundamental para nossa identidade e cultura, além da questão habitacional que tem sido uma preocupação constante na nosso trabalho”, comentou Luciana.
Frente Ampla – Outro assunto que permeou a visita foi a constituição e funcionamento das frentes políticas no país. Mais jovem mulher a assumir a presidência da Junta Departamental da capital uruguaia, Sofía, aos 25 anos, é membro do Partido Comunista e um dos expoentes da Frente Ampla, que foi uma das experiência que inspirou a criação das federações no Brasil.
“Conversamos bastante sobre os desafios que estão postos, as formas de atuação que permitem a participação igualitária e coordenada dos partidos que compõem a frente uruguaia. Um diálogo proveitoso, que só reforça que estamos no caminho certo no Brasil”.
Luciana Santos, que além de vice-governadora é presidente nacional do PCdoB, também participou de encontros, na noite de quarta-feira (27), com a Comissão de Relações Internacionais da Frente Ampla e com os 41 comitês de base da Frente em Montevidéu. Na pauta, atualizações sobre o momento político nos dois países e o processo de desenvolvimento das frentes partidárias tanto no Uruguai quanto no Brasil.
(PL)