Fotos: Jarbas Santana, Jorge Bastos e Roberta Aline
A dirigente nacional do PCdoB, Manuela d’Avila, realizou, em Teresina-PI, na última sexta-feira (22), uma atividade de lançamento de seu livro, Revolução Laura, e um bate papo sobre democracia em tempos de fake news.

A agenda de Manuela no Piauí, começou com uma entrevista coletiva, na sede do PCdoB, com presença de diversos órgãos da imprensa local. Foi também recebida pela direção da Fetag/Pi, a convite da presidente da entidade, Elisângela Moura, membro do Comitê Central e suplente de deputado estadual do PCdoB. Na ocasião, Manuela tratou da reforma da previdência e das consequências nefastas, em especial para trabalhadores e trabalhadoras rurais, se aprovada a proposta de reforma encaminhada ao Congresso Nacional pelo governo reacionário de Bolsonaro.

Vídeo da Coletiva de Imprensa:

Na Fetag-Pi, Manu gravou um vídeo convocando a marcha das Margaridas, evento organizado pela Contag que será realizado em Brasília no mês de agosto e que tem como bandeira principal a luta em defesa da aposentadoria justa para homens e mulheres que trabalham e vivem no campo.

À noite, no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí, uma multidão de estudantes, professores militantes e dirigentes de partidos do campo democrático e de entidades do movimento social, receberam com entusiasmo e palavras de ordem nossa camarada Manuela d’Avila. A atividade na UFPI teve início com uma concorrida sessão de autógrafos, em seguida Manu movimentou a plateia ao tratar das fake news e de como a manipulação da informação interfere na vida e na opinião pública, inclusive interferindo em eleições em diversos países, como ocorreu no Brasil durante as eleições de 2018, quando Manuela d’Avila foi pré candidata à presidência da República e depois candidata à vice-presidente de Fernando Haddad, numa aliança com o Partido dos Trabalhadores.

Com conhecimento de causa, Manuela detalhou como as forças conservadoras, em favor de interesses escusos, se apropriou desse importante instrumento de comunicação, que são as redes sociais, e as utilizou contra a nossa chapa na disputa eleitoral e, como as fake news ameaçam a democracia em nosso país e em outras partes do mundo.

Ao final, em um evento com presença de muitas lideranças e militantes de diversos partidos, inclusive da vice-governadora do Piauí, Regina Sousa, e do Secretário de Governo e presidente do PCdoB do Piauí, Osmar Júnior, do vereador Enzo Samuel, do PCdoB, além de diversos parlamentares, Manuela d’Avila destacou a importância de alianças mais amplas e da unidade do campo progressista para derrotar o fascismo, que aflora no Brasil.

O evento, que se transformou em ato político unitário em defesas da democracia e contra os retrocessos representados por Bolsonaro e seu governo antipovo e antinacional, foi coordenado pela CTB, UJS, UBM e Fundação Maurício Grabois.