PCdoB-PA debate projeto político e elege direção
Ocorreu no último sábado (02) de janeiro no auditório da Escola Municipal Benvinda de França Messias a reunião do pleno do comitê estadual do Partido Comunista do Brasil.
A reunião tinha como objetivo debater o projeto político dos comunistas para o estado do Pará para o próximo período. A reunião foi coordenada pelos camaradas Jorge Panzera, presidente do PCdoB no Pará, Aroldo Carneiro, secretário de organização e Leila Márcia, membro do Comitê Estadual e presidente do PCdoB no município Ananindeua que compõe a região metropolitana de Belém.
Para o presidente do PCdoB, Jorge Panzera, a construção de um projeto político no Pará precisa ser ancorado na luta central do país, o caminho para reconstruir o Brasil e ter um novo programa de desenvolvimento nacional com valorização do trabalho.
Afirma ainda o presidente, “o êxito do Governo Lula em direção a reunificação do Brasil é o centro de nosso projeto. Compreendendo o governo como de coalizão e com tarefa de unificar o país, mas que isso não pode nos fazer perder o rumo por mudanças mais profundas que precisam ser feitas”.
Se destaca nessa caminhada, a luta ideológica, na defesa de ideias de mudanças estruturais que o Brasil necessita; assim como a mobilização do povo, o fortalecimento da organização popular, em especial da classe trabalhadora.
Jorge Panzera destaca ainda que “é necessário compreender a Amazônia como parte do Brasil e devemos ter soberania sobre seus rumos. Nossa região precisa ser encarada como centro de construção de um projeto nacional de desenvolvimento, compõe dois terços do território nacional e com a maior concentração de riquezas do país, onde vivem 20 milhões de brasileiros, que precisam de vida digna”, afirma.
Já para o secretário de organização, Aroldo Carneiro, a estruturação e organização do PCdoB deve se basear na construção partidária junto ao povo, com rede orgânica e territorializada, mais perto da vida da população. “Devemos ampliar nossa vinculação com o povo, construindo base eleitoral fidelizada à nossa legenda comunista. O centro do trabalho de direção deve ser a construção de bases partidárias capilarizadas nos territórios populares e setores estratégicos da luta”, enfatiza Aroldo.
”Em 2024, o centro da nossa ação política é para eleger vereador na capital paraense, em Belém e dezenas de vereadores em municípios com importância política no Pará, que aumente nosso protagonismo; para isso vamos concentrar esforços na pré-candidatura de Rodrigo Moraes para o PCdoB voltar à Câmara Municipal de Belém”, finaliza o secretário de organização.
Após o debate, foram apresentados os critérios para a composição da nova executiva, comissão política e comissão de controle do Partido para levar a frente à ação dos comunistas no Pará no biênio de 2024 e 2025, buscando protagonismo político nas lutas sociais, batalha eleitoral e nas lutas de ideias. Foram eleitos os seguintes camaradas:
Nova Executiva:
Jorge Panzera – Presidente;
Aroldo Carneiro – Organização;
Cleiton Costa – Finanças;
Moises Alves – Comunicação;
Cleber Rezende – Vice-presidente;
Lélio Costa – Presidente do Comitê Municipal de Belém
Márcia Pinheiro – Departamento de Quadros;
Sandra Batista – Mulheres;
Leny Campelo, membro do CC;
Nova Comissão Política
Jorge Luiz Guimarães Panzera – Presidente;
Cleber Rezende – Vice-presidente;
Aroldo Carneiro – Sec. Organização;
Cleiton Costa – Sec. Finanças;
Edval Bernardino, Sec. Formação;
Érico de Albuquerque Leal, Sec. Planejamento;
Jorge Lucas Gonçalves, Sec. Juventude;
Jonh Carvalho, Sec. Sindical;
Moíses Alves de Souza, Sec. Comunicação;
Vanderlei, Sec. Movimentos Sociais;
Sidiclei Barros Miranda;
Francisco Wesley Batista;
Lélio Costa da Silva;
Rodrigo Ferreira de Moraes;
Thiago Figueiredo;
Márcia Pinheiro A. Leal, Dep. Estadual de Quadros;
Sandra Maria Caminha Fonseca, Sec. Mulheres;
Antonia Trindade Valente;
Ellana Fiama Souza da Silva;
Eneida Canedo G dos Santos;
Leila Márcia Silva Santos;
Leny May da Silva Campelo;
Maíra Silva Nogueira;
Carla Quaresma Rodrigues;
Luzia Canuto.
Comissão de Controle
Catarina Kátia do Socorro R Gomes;
Taiza Naiana da Silva Ferreira;
Roberdam Henriques de Carvalho;
Marcos Casteli Panzera;
Saulo Vieira Ribeiro.
Moisés Alves ésecretário de comunicação do PCdoB/PA
Confira a íntegra do documento: