Foto: Marcello Casal/JrAgência Brasil

Nesta segunda-feira (02), Dia de Finados, o Brasil ultrapassou a triste marca da morte de mais de 160 mil pessoas pela Covid-19. O feriado, que tem por base a fé cristã, é tradicionalmente uma data para a celebração e respeito à memória dos entes queridos.

Entretanto, o que vemos por parte do presidente da República é, mais uma vez, o seu completo descaso. Com as vítimas da pandemia e com todos os brasileiros.

Segundo o levantamento do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) desta segunda-feira (02), o país chegou a 160.253 óbitos e 5.554.206 pessoas infectadas pelo coronavírus desde o início da pandemia.

Neste dia de Finados, a primeira manifestação pública de Jair Bolsonaro foi uma publicação em suas redes sociais em defesa do aumento do número de armas nas mãos de seus seguidores e do seu filho, ignorando o luto vivido por tantas famílias brasileiras.

Disse Bolsonaro: “Povo armado jamais será escravizado. Muitos trabalharam e ainda se empenham para se evitar o desarmamento nos moldes de outros governos. Se a Veja pretendia atingir negativamente o Vereador @CarlosBolsonaro , acabou dando mais um tiro no próprio pé.

A publicação faz referência a uma reportagem da revista ‘Veja’ – “Carlos Bolsonaro atuou para barrar o controle de armas e munições no país”, em que é relatada a atuação do zero dois de Bolsonaro para impedir a fiscalização das armas.

Mais uma vez, Bolsonaro mostra que a única família que ele se solidariza é a dele mesmo.

Além de não se solidarizar com as vítimas, Bolsonaro tenta agora sabotar a vacina que pode salvar a vida de milhões de brasileiros. É vergonhosa a atuação de Bolsonaro para que o Brasil permaneça na pandemia, numa situação em que centenas de pessoas estão morrendo diariamente.

A CoronaVac vacina é a mais avançada no país, os resultados dos testes clínicos já foram entregues e segundo o Instituto Butantan, a previsão é de que em dezembro, os resultados quanto à resposta do imunizante sejam entregues à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aprovação e depois disso o uso pela população ser liberado.

Bolsonaro tenta agora criar uma falsa polêmica ao afirmar que um futuro imunizante contra a doença não será obrigatório no país. Porém, como demonstra o estudo publicado pela revista Nature, 85,3% dos brasileiros querem tomar a vacina que for aprovada pelos órgãos competentes no Brasil.

Portanto, não existe no país uma polêmica quanto à necessidade e os benefícios de uma vacina contra a doença. Bolsonaro age colocando em dúvida a eficácia da vacina, polarizando contra a possibilidade real de salvar centenas de milhares de vidas e colocarmos fim à pandemia.

SOLIDARIEDADE

Diferente de Bolsonaro, diversos políticos brasileiros prestaram homenagens e condolências as vítimas da Covid-19.

“Hoje é dia de relembrar dos que amamos e não estão mais entre nós. Também nos solidarizamos com todos aqueles que perderam seus entes queridos por causa da Covid-19. Somente no Brasil, mais de 160 mil pessoas perderam a vida em razão da doença”, afirmou Manuela D’Avila (PCdoB), candidata a prefeita de Porto Alegre.

“Neste dia dos finados, meu abraço solidário a todos que, nesse período tão difícil, não puderam se despedir de quem amam da forma como gostariam. Estamos juntos e juntas”, disse Manuela.

“Hoje, dia dos finados, eu gostaria de dedicar nossas sinceras lembrança e afago a todas as famílias do país que perderam alguém durante essa pandemia. Não esperávamos tamanha dor entre nós, mas só iremos superá-la juntos. Que Deus conforte nossos corações todos os dias”, afirmou o senador Randolfe Rodrigues.

“Neste Dia de Finados, minhas melhores energias e pensamentos para as famílias enlutadas pelos quase 160 mil brasileiros mortos pela Covid-19. Que Deus dê forças para superarmos esse momento tão difícil”, afirmou o deputado federal e candidato a prefeito de São Paulo, Orlando Silva.

“Neste Dia de Finados, a minha solidariedade a todos e todas que vivem o luto da perda de uma pessoa querida. Que possam se sentir confortados e que permaneçam firmes. Cuidem-se!”, , afirmou o deputado federal Alessandro Molon.

“Mais uma triste marca para o Brasil: 160 mil pessoas morreram de covid-19 no país, graças ao descaso e à incompetência do governo. Meus sentimentos a todos e todas que perderam amigos e familiares”, completou.

“Vamos lembrar de todos que se foram, especialmente das 160 mil vidas perdidas no país. 160 mil mães, pais, irmãos, irmãs, tios, tias, avôs e avós. Sendo 12mil só na cidade do Rio por culpa desse presidente e prefeito irresponsáveis, que não se preocuparam com a pandemia. Nossos sentimentos por todos que se foram por conta da pandemia, da violência, da falta de oportunidade. Vamos lembrar deles e continuar na luta pelos que estão aqui”, afirmou a deputada federal Benedita da Silva candidata a prefeita do Rio de Janeiro.

“Saudade. Esse é sentimento mais forte do Dia dos Finados. Minha homenagem vai aos parentes das 160 mil vítimas da Covid no Brasil e a todos que perderam alguém querido. Também lembro meu pai, meu irmão, Marielle e tantas pessoas próximas que se foram e que nos deixam saudade. Como já dizia Chico Buarque, saudade é arrumar o quarto do filho que se já morreu”, afirmou o deputado federal Marcelo Freixo.