legenda da foto - Os EUA usaram seres humanos como sujeitos de teste: uma nuvem de cogumelo irrompe sobre o Atol de Biquíni durante um teste nuclear. 25 de julho de 1946.

Hiroshima, Japão – Tic tac, tic tac, tic tac. Esse é o som sinistro do Relógio do Juízo Final hoje, no 75º aniversário do bombardeio dos EUA em Hiroshima, no Japão, em 6 de agosto de 1945. O cronômetro horrível é mantido pelo Boletim dos Cientistas Atômicos.

O relógio deles está agora 100 segundos antes da meia-noite, o mais próximo que foi da destruição atômica em todo o mundo desde o auge da Guerra Fria EUA-URSS em 1953, diz o boletim de Chicago.

Se chegar à meia-noite, o mundo estará em um Armagedom nuclear, dizem os cientistas.

Existem várias razões pelas quais o mundo está cada vez mais próximo desse destino, dizem tanto o governador da província de Hiroshima  no Japão, Hidehiko Yuzaki, como o editor do boletim John Mecklin. Hiroshima está na vanguarda, compreensivelmente, da campanha mundial para abolir as armas nucleares.

Ninguém sabe quantas pessoas foram mortas nas duas explosões nucleares em Hiroshima e Nagasaki, três dias depois. As estimativas começaram em 125.000, rapidamente ultrapassaram os 200.000 e subiram a partir dali, pois os sobreviventes morreram, mas seus filhos também, de doenças causadas pela radiação.

Mas enquanto os sobreviventes e seus aliados nos movimentos de paz em todo o mundo continuam suas campanhas, inclusive em cerimônias desta semana nos EUA, no Japão e em outros lugares, os líderes mundiais os afastaram, escreveu o governador.

“Ainda existem mais de 13.000 armas nucleares no mundo, com os países que continuam a modernizar suas forças nucleares. Hoje, como o desarmamento nuclear continua estagnado, a situação relativa à eliminação de armas nucleares é extremamente sombria ”, disse Yuzaki no site do Boletim.

Essa seção, dedicada aos bombardeios de Hiroshima e Nagasaki pelo Corpo Aéreo do Exército dos EUA, e suas consequências, contém a análise de Yuzaki e outros.Os EUA continuam sendo o único país que já usou armas nucleares contra outra nação. A análise desse atentado está em https://thebulletin.org/collections/hiroshima-nagasaki/

“Isso é indicado pelo lapso incentivado pelos EUA do Tratado das Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF), a retirada unilateral dos EUA do acordo nuclear com o Irã, oficialmente conhecido como Plano de Ação Integral Conjunto (JCPOA), a suspensão do Irã do cumprimento de alguns dos requisitos do JCPOA e a questão da extensão do Novo Tratado de Redução de Armas Estratégicas (START), que está programado para expirar no próximo ano”, continua o governador.

A dissuasão, no passado eufemisticamente denominada “Destruição Mutuamente Assegurada”, não funcionará, afirma Yuzaki. O motivo, ele diz, é que a capacidade de fabricar componentes de armas nucleares e as próprias bombas proliferou. E os políticos não querem controlá-lo.

“A corrupção contínua da ecosfera da informação da qual depende a democracia e a tomada de decisões públicas aumentou as ameaças nucleares e climáticas”, escreveu Mecklin quando o Boletim mudou o relógio de dois minutos para meia-noite para os atuais 100 segundos no início deste ano.

“No último ano, muitos governos usaram campanhas de desinformação ativadas pela internet para semear desconfiança em instituições e entre nações, minando os esforços nacionais e internacionais para promover a paz e proteger o planeta.”

“Essa situação – duas grandes ameaças à civilização humana, amplificadas por propaganda sofisticada e impulsionada pela tecnologia – seria séria o suficiente se líderes de todo o mundo estivessem focados em gerenciar o perigo e reduzir o risco de catástrofe. Em vez disso, nos últimos dois anos, vimos líderes influentes denegrirem e descartarem os métodos mais eficazes para lidar com ameaças complexas – acordos internacionais com fortes regimes de verificação – em favor de seus próprios interesses estreitos e ganho político interno ”.

“Ao minar as abordagens cooperativas, baseadas na ciência e na lei, para gerenciar as ameaças mais urgentes à humanidade, esses líderes ajudaram a criar uma situação que, se não for tratada, levará à catástrofe, mais cedo ou mais tarde.”

Isso deixa os cidadãos ativistas pelo desarmamento nuclear diante de uma colina íngreme a subir, mesmo quando usam o 75º aniversário dos dois atentados para impulsionar sua causa.

A carnificina horrível e as mortes e doenças subsequentes – Yuzaki diz que os moradores de Hiroshima ainda encontram evidências. Levaram a uma campanha mundial pelos sobreviventes pela abolição completa das armas nucleares.

Alguns historiadores, notadamente Gar Alperovitz no “Los Angeles Times“, questionam se foi necessário lançar as bombas para derrotar o Japão nos dias finais da Segunda Guerra Mundial. Ele argumenta que o presidente Truman as usou mais como um aviso à URSS de que no novo mundo do pós-guerra os EUA eram supremos. E a URSS também desenvolvia capacidade para fazer bombas nucleares, desde 1942.

Pelo menos um cientista que trabalhou na bomba, o físico Leo Szilard, chegou a essa conclusão, mas por um caminho diferente. Szilard argumentou, corretamente em retrospecto, que usar a bomba desencadearia uma corrida armamentista ruinosa, especialmente com a URSS, e evitava que “pudesse ser mais importante do que o objetivo de curto prazo de tirar o Japão da guerra”, escreveu o historiador David McCullough em sua biografia, “Truman”.

Mas o memorando longo e detalhado de Szilard foi para F. D. Roosevelt, que morreu antes de poder lê-lo. Truman e seus assessores, em memórias subseqüentes, descreveram como o presidente dos EUA obliquamente contou a Stalin em 1945 sobre “uma nova arma de grande força” que os EUA estavam desenvolvendo.

As memórias acrescentam que Stalin recebeu as notícias de Truman, na cúpula do pós-guerra em Potsdam, Alemanha, e ordenou aos cientistas soviéticos que acelerassem o trabalho de desenvolvimento da bomba atômica.

Stalin também concordou em continuar a luta da União Soviética contra o Japão que vinha ocorrendo  na China, e se juntou à luta no Pacífico.

Alperovitz afirma que os japoneses tinham muito medo dessa expansão soviética, e que isso os levaria a se render. As bombas foram lançadas contra as cidades enquanto Truman estava a bordo de um porta-aviões no caminho de volta para de Potsdam para Washington.

Isso deixa os cidadãos ativistas contra as bombas, não apenas de Hiroshima e Nagasaki, mas também dos EUA, onde milhões de pessoas viviam a favor do vento em locais de testes atômicos, como os residentes de St. George, Utah, que estavam a favor do vento no local de testes de Nevada. ou que trabalhavam com materiais atômicos, como trabalhadores nucleares em Hanford, Washington, e Oak Ridge, Tennessee.

A maioria eram antigos petroleiros, químicos e trabalhadores em energia nuclear, agora parte dos metalúrgicos. Eles e seus sobreviventes agora são beneficiários de um programa federal de ajuda especial para cobrir suas contas médicas.

E Hanford e Oak Ridge são apenas duas das centenas de locais onde pessoas – trabalhadores nucleares e civis inocentes – foram expostas a radiação atômica nos anos desde que as bombas foram lançadas.

O Comitê de Paz de Hiroshima / Nagasaki da Área da Capital Nacional mantém um banco de dados de fontes de radiação nuclear em todo o país que expõe as pessoas ao perigo. O comitê está organizando uma série de eventos pró-paz de 6 a 9 de agosto na área de Baltimore, apesar da pandemia de coronavírus.

O perigo nuclear, como advertem os defensores dos cidadãos, não está apenas nas bases militares. Está em usinas nucleares, hospitais, reatores, locais de armazenamento, locais de despejo, laboratórios e antigos locais de desenvolvimento de armas e plutônio, como Hanford, Oak Ridge e Paducah, Ky., Entre outros.

Somente Illinois tem 109 locais, variando de nove nos Laboratórios Nacionais de Argonne, na Batávia, a nove reatores nucleares em Braidwood, Bryon, Dresden e Seneca.

Um é o local da primeira reação nuclear feita em 1942, e supostamente “limpa” em 1993. Esse local do reator está agora ao lado da biblioteca principal da Universidade de Chicago. É marcado por uma monumental escultura de Henry Moore em bronze, alertando sobre os perigos da bomba.

Moore esculpiu um crânio, em forma de nuvem de cogumelo.