Neta de líderes camponeses, Alexina de Paula Witt se filia ao PCdoB

“O que a gente pode fazer?” A inquietação é de Alexina de Paula Witt, médica pelo programa Mais Médicos, nascida em Cuba, mas de origem pernambucana. Morando a 96 km da capital potiguar, na bela enseada que forma a única baía do Estado, a neta da recifense Alexina Lins Crêspo de Paula e do líder camponês e congressista Francisco Julião encontrou no Partido Comunista do Brasil um escoadouro para sua cotidiana militância na área da saúde.

Por Jana Sá*

Mulher comum, mãe, profissional de saúde da família, a imagem de Alexina nem de longe se assemelha a da trajetória valente e abnegada que precisou enfrentar junto a suas maiores referências, sua mãe, Anataílde, e sua avó, Vivi (como gostava de ser chamada pelos netos).

A vida política dos avós levou a família a diversos países. De Cuba, onde nasceu enquanto a avó fazia treinamento militar, foram viver no Chile e na Suécia antes de voltarem ao Brasil, já após a promulgação da Lei de Anistia.

Orgulhosa da avó, Alexina ressalta o papel de matriarca que Vivi exercia, do cuidado que tinha com os feridos das Ligas Camponesas que recebia em sua casa, em Pernambuco, mas sobretudo do seu empenho guerrilheiro.

Mulher de convicções bem definidas, Crêspo teve papel fundamental na luta pela terra e na organização dos trabalhadores, depois de abandonar a vida confortável proporcionada pela família. Na busca pelos direitos dos camponeses e pela Reforma Agrária, a militante tornou-se referência e esteve com grandes lideranças políticas de esquerda, como Che Guevara, Mao Tsé Tung e Fidel Castro.

Seguindo os passos da avó, que dizia viver “coerentemente com o que pensava, queria e imaginava”, Alexina de Paula Witt se filia agora ao PCdoB para contribuir de “forma mais concreta e palpável” com esse momento de grande efervescência política que o país atravessa. Junto a Alexina, seu filho Raul Calle também oficiará a sua entrada ao Partido em um ato público a ser realizado no próximo dia 18 de outubro, no município de Baía Formosa.