Governador Flávio Dino (MA), vice-governadora e presidenta do PCdoB Luciana Santos (PE) e vice-governador Antenor Roberto (RN)

Nesta semana, o PCdoB, pela primeira vez, fica no comando de três governos de Estado ao mesmo tempo. Além do Maranhão, com o governador Flávio Dino, o PCdoB fica à frente de Pernambuco, com a vice-governadora Luciana Santos – também presidenta da sigla -, e do Rio Grande do Norte, com o vice-governador Antenor Roberto.

O fato é inédito no país e relaciona-se com viagem de uma comitiva de governantes do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), que reúne os nove estados da região, para captação de recursos e investimentos na Europa. O Maranhão também é parte do consórcio, mas Flávio Dino será representado pelo vice-governador, Carlos Brandão (PRB).

Pernambuco

A vice-governadora comunista Luciana Santos estará à frente de Pernambuco até o dia 25 de novembro. O governador Paulo Câmara (PSB) transmitiu o cargo para Luciana Santos na última sexta-feira (15), no Palácio das Princesas. Nas redes sociais, Luciana brincou duvidar “que algum governador tenha uma testemunha de posse mais especial” do que ela, que levou a filha Luana para a cerimônia.

Câmara ressaltou que sua vice-governadora terá muito trabalho, mas que, com toda a equipe “vai estar muito bem encaminhada e com a sensibilidade social cada vez maior para ajudar o povo mais sofrido”.

Já Luciana destacou que vai somar à agenda de governo suas atividades cotidianas como vice-governadora:  “Durante essa semana, vamos associar as atividades de rotina do governo com ações voltadas as mulheres e para a consciência negra.”

Rio Grande do Norte

A governadora Fátima Bezerra transferiu o comando do Governo do Estado do Rio Grande do Norte ao vice-governador Antenor Roberto na última sexta-feira (15), no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. O comunista assume o exercício do cargo até o dia 4 de dezembro.

“Recebemos o cargo com muita responsabilidade, sobretudo, pela própria autoridade e liderança que a governadora tem. Nós estaremos a todo momento dialogando para que os encaminhamentos fiscais e orçamentários, bem como as iniciativas de legislação que serão encaminhadas à Assembleia Legislativa, sigam rigorosamente o planejamento realizado com Fátima. Serão dias de muito trabalho”, destacou Antenor Roberto.

Na ocasião do ato protocolar, Fátima enfatizou a confiança no trabalho de seu interino. “Entrego o Rio Grande do Norte em excelentes mãos. Antenor tem governado comigo ao longo desses onze meses, temos total sintonia”, disse.

Além da agenda com o Consórcio Nordeste na Europa, Fátima vai à China, a convite do Bank of China, onde participa do seminário de comunicação e cooperação financeira internacional “Um Cinturão, Uma Rota”. As agendas têm como objetivo atrair novos investimentos para os estados nordestinos.

Agenda do Consórcio Nordeste

A missão na Europa terá início nesta segunda-feira (18). Na agenda, a comitiva tem encontros com representantes de governos, empresas e de agências financiadoras na França, Itália e Alemanha. Eles buscam investimentos em áreas que promovem a integração da região, como energias renováveis, turismo, segurança pública e infraestrutura, além de sustentabilidade e saúde. Esta é a primeira missão comercial do Consórcio Nordeste, que foi criado em julho e já mostra resultados: há a perspectiva de economia de R$ 58 milhões na licitação de compra coletivas de materiais hospitalares.