O secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, membro do Comitê Central do PCdoB, falou, nesta segunda-feira (21), durante coletiva de imprensa, sobre o cenário da pandemia no estado. Ele chamou atenção para a queda no número de casos, o papel desempenhado pela vacinação neste resultado e o surgimento de uma subvariante da Ômicron.

“O Espírito Santo vive um estado de queda sustentada no número de casos e internações, também no número de óbitos. Tivemos quedas consecutivas de 53% e 75% nos casos comparado às últimas semanas”, destacou Nésio, conforme noticiado pelo site do jornal Folha de Vitória.

No entanto, o secretário salientou que a Ômicron “é a mais transmissível até o momento, e isso é acompanhado de número total de óbitos e internações significativo. Nesse sentido, o surgimento de uma sub-variante da Ômicron exige preocupação, porque pode apresentar novas características”.

Neste cenário, Nésio chamou atenção para a importância da vacinação. “Se não tivéssemos ampla cobertura da vacina em idosos, poderíamos ter tido indicadores muito maiores de óbitos. Precisamos apostar na vacinação como a principal medida capaz de reduzir risco e infecção, mas também de internações”.

Ele alertou para a possibilidade de haver nova fase de expansão da pandemia nos próximos 90 dias, porém “com menor número de internações e óbitos por conta da vacinação”.

Outro dado salientado pelo secretário foi o aumento da procura por vacina no Espírito Santo a partir da exigência do passaporte vacinal. “Tivemos um aumento de 197% da procura pela primeira dose no estado”, disse. E completou: “O objetivo principal da exigência do cartão de vacinação para atividades sociais e econômicas é justamente essa: estimular que a população se vacine”.

Por Priscila Lobregatte
Com agências