Foto:reprodução/Canva

O secretário de Saúde do Espírito Santo e membro do Comitê Central do PCdoB, Nésio Fernandes, usou as redes sociais nesta terça-feira (28) para anunciar a dispensa da exigência de receita médica para vacinação de crianças contra a Covid-19 no estado.

A decisão foi estabelecida em resolução da Comissão Intergestora Bipartite e recomendada pelo Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde).

“Todas as vacinas aprovadas e autorizadas para uso em crianças pela Anvisa estarão respaldadas pelo ato. Assim que chegarem as vacinas, vacinem seus filhos, eles não merecem o vírus como estratégia de saúde pública, merecem vacinas. O vírus pode custar a vida deles”, alertou Nésio, em referência à resolução.

Conforme salientou o secretário, a “decisão foi construída/recomendada pelo Conass e Conasems, devendo ser adotada em todo o Brasil ao longo da semana. Os estados e municípios tem competência concorrente ao Ministério da Saúde no tema. Desta forma, podemos encerrar polêmicas desnecessárias”.

Nésio explicou que “a imunidade pela vacina é a medida protetora mais segura e eficaz. Aqui em casa, nossos quatro filhos serão todos vacinados por qualquer vacina aprovada pela Anvisa”. E acrescentou: “Esperamos a aprovação da Coronavac, já usada em diversos países, produzida pelo Instituto Butantan, para uso em idades pediátricas no Brasil”.

Por Priscila Lobregatte