O secretário estadual de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, membro da direção nacional do PCdoB, comemorou a queda no número de pacientes internados por Covid-19 em seu estado, mas alertou que é necessário manter os cuidados com a pandemia, para além da vacinação, e chamou atenção para a importância da testagem.

Em uma série de comentários postados em suas redes sociais, nesta sexta-feira (6), ele ressaltou: “Ontem (5) alcançamos no Espírito Santo o menor número de pacientes/dia internados nos leitos Covid-19 desde o pico da primeira onda. Temos uma ocupação equivalente aos dias 13/14 de maio de 2020. Ontem eram 463 pacientes internados, sendo 296 casos confirmados e 167 suspeitos/descartados”, declarou Nésio. Ele completou dizendo que o estado tem o terceiro mês consecutivo com redução sustentada do número de pacientes suspeitos/confirmados com Covid-19 dando entradas nos pronto-atendimentos e nas UPAS da Região Metropolitana de Vitória, solicitando internações hospitalares.

Nésio apontou ainda que a primeira geração de vacinas “trouxe uma vantagem aos sistemas de saúde no controle da pandemia, expressa na efetiva redução de casos graves e óbitos. Não está dada a possibilidade de ‘eliminação do vírus’ por meio da vacinação e o controle de pandemia exige ações complementares”.

Tais ações, explicou, “se traduzem no distanciamento social, comunicação, em medidas econômicas, protocolos, máscaras, testagem oportuna e em massa, além de seguir apostando no desenvolvimento de medicamentos, de atualização das vacinas e o desenvolvimento de novas”.

Testagem

O secretário salientou ainda que a testagem em massa é reconhecida como uma medida eficaz, uma vez que permite identificar e isolar casos ativos, rompendo a cadeia de transmissão. “No entanto, a efetividade da medida depende da ampla disponibilidade dos testes e da demanda ativa da população por eles. A testagem pelas metodologias de RT-PCR ou antígeno devem ser procuradas pela população independente de sintomas, mas principalmente diante de qualquer sintoma”, disse.

Nésio alertou que o problema é a baixa adesão e procura por testes. “Pessoas vacinadas não estão dando relevância aos sintomas leves; sintomas leves em idades pediátricas também não são testados com frequência adequada, a população em geral reduziu a percepção de riscos diante da Covid-19”.

Para lidar com essa situação, o secretário informou que o Espírito Santo vai incrementar a comunicação com a população, enfatizando a necessidade de adesão à testagem espontânea. No SUS capixaba, apontou Nésio, existem mais de 500 pontos de testagem identificados em todos os municípios. “Iremos ampliar ainda mais”, disse, explicando que em agosto novos pontos serão disponibilizados.

Para o secretário, “a ampliação da capacidade de reconhecer/observar casos positivos por meio de testes, além de romper a transmissão, permite ampliar a percepção de que ‘não acabou’. Nos torna mais sensíveis a novos comportamentos da pandemia. Quanto mais testes, mais notificações, mais dados e mais informações poderão ser produzidas para analisar a situação de saúde da população”.

Por fim, colocou: “Quanto melhor o controle da pandemia, mais vidas preservadas: esse é o nosso objetivo número um”.

 

Por Priscila Lobregatte