O enfrentamento à pandemia de Covid-19 diante do surgimento da nova variante Ômicron foi abordado pelo secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, membro do Comitê Central do PCdoB. Em uma série de postagens feitas em suas redes sociais nesta quarta-feira (1º), ele falou sobre a importância da vacinação na África e sobre a necessidade de ampliar a imunização para ao menos 90% da população brasileira.

“Estamos enfrentando a pandemia e suas novas expressões com condições diferenciadas, temos boas vacinas, melhor capacidade de testagem e medicamentos já aprovados contra a Covid-19”, destacou Nésio. Ele disse que no Brasil “a principal medida de todas é superar 90% da população vacinada com esquema completo, o que obriga a proteger também as crianças”.

Nésio apontou ainda que “precisamos que a indústria e as agências reguladoras avancem rápido na autorização do uso em idades pediátricas no mundo. No caso do Brasil, já temos a Coronavac disponível nos estados e o Butantan tem mais para entrega imediata, não precisamos nem esperar a importação”. O secretário salientou como vantagens associadas à Coronavac o fato de “a plataforma tecnológica já ser usada em crianças; ser segura e eficaz e pouco reatogênica e não comprometer a aplicação das vacinas de rotina”.

Outro ponto destacado pelo secretário é a urgência em se avançar na imunização na África. O continente é o que tem a mais baixa taxa de vacinação: pouco mais de 6% da população foi imunizada com as duas doses e quase 10% tomou ao menos uma dose. “Internacionalmente, vacinar todo o continente africano deve ser a prioridade ‘zero’ do multilateralismo. Vencer as teses anti-vacina nos países com baixa cobertura é o dever de casa de todos os governos nacionais”.

Nésio avalia que diante dos atuais elementos, “podemos concluir que a pandemia e suas repercussões vão perdurar por mais tempo do que o esperado. Não vamos resolver todos os dilemas em todas as regiões do mundo ao mesmo tempo, importa que se operem decisões acertadas e oportunas”.

Por Priscila Lobregatte