O secretário de Saúde do Espírito Santo e membro do Comitê Central do PCdoB, Nésio Fernandes, comentou, pelas redes sociais nesta terça-feira (1º), o cenário da pandemia e como poderão ser os próximos meses, além de reafirmar a necessidade de ampliar a cobertura vacinal da população para conter a disseminação do vírus.

“Antes existia uma corrida pelo início da vacinação, agora disputam quem ‘determina’ o ‘fim da pandemia’ primeiro. Ocupação hospitalar (em baixa) não muda a forma de transmissão do vírus. Continue usando máscaras”, disse Nésio.

Em vídeo de reunião recente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o secretário também falou sobre o tema. Ele destacou que “num contexto de avanço da cobertura vacinal no país, é possível trabalhar, no futuro, com o reconhecimento de que não teremos mais novas ondas com características de desastre”.

Mas, salientou, “na minha opinião, na opinião que expressamos na reunião do Conass, é preciso aguardar ainda uns 90 ou 120 dias para reconhecer as evidências que vão surgir do comportamento real e concreto”.

Ele também enfatizou a importância de haver todo esforço institucional e social “para mobilizar a população toda para a vacinação, porque de fato é com ela que a gente vai poder reconhecer, no tempo oportuno e adequado, o fim do estado de emergência e reconhecer que a pandemia, de fato, vai caminhar para seu fim”.

Por Priscila Lobregatte