A presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santo, com secretário adjunto do comitê provincial do PC Chinês, Deng Xiaogang

Em recente viagem à China (14 a 18/10) a presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, que é vice-governadora de Pernambuco e representou seu estado, esteve na província de Sichuan, onde participou do Fórum Internacional de Estados-Irmãos do Cinturão e Rota. Lá, foi recebida pelo secretário adjunto do comitê provincial do Partido Comunista Chinês, Deng Xiaogang.

Segundo ela, na oportunidade puderam conversar sobre a iniciativa do Cinturão e Rota, sobre a política de convivência pacífica, cooperação e solidariedade que faz parte do modelo de governo chinês. Foram reafirmadas as diretrizes aprovadas no XIX Congresso do PC Chinês de instituir um modelo de socialismo com as feições do país.

“Falamos também sobre o Brasil como parceiro comercial estratégico. Apresentei as potencialidades de Pernambuco, as possibilidades de cooperação e falei sobre nossa disposição de estreitar ainda mais os laços com a China e, mais especificamente, com Sichuan”, destacou a comunista.

Luciana com comitivas brasileira e chinesa. (Foto: divulgação)

A comitiva brasileira era composta, além da vice-governadora, pelos secretários estaduais Dilson Peixoto (Desenvolvimento Agrário), Aluísio Lessa (CT&I), Rodrigo Novaes (Turismo), e pelo deputado estadual Waldemar Borges, presidente da CCJ da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe).

Pelo comitê provincial do PC Chinês em Sichuan participaram, além do secretário Deng Xiaogang, Yang Tianzong (secretario-geral adjunto), Cui Zhiwei (diretor do escritório de Relações Exteriores), Liu Dong (diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia), Yang Xiubin (diretor do Departamento de Agricultura e Assuntos Rurais), Dai Yunkang (diretor do Departamento de Cultura e Turismo) e Zhang Yechu (diretor adjunto do Escritório de Relações Exteriores).