Argentinos dançam ao som da cúmbia que denuncia os desmandos do governo Macri e cantam pelo seu afastamento - infobae

“Se você quiser” é o nome de uma música, uma cúmbia, que se popularizou e é cantada e dançada nos últimos dias, principalmente em Buenos Aires. Através dela, os argentinos revelam seu entusiasmo na campanha que esperam culminar com o afastamento de Macri, nas eleições presidenciais de 27 de outubro, pois, além de vencer nas primárias, as pesquisas apontam crescentes chances de vitória para o candidato da oposição, o peronista Alberto Fernández.

Em pesquisa de intenção de voto para as eleições presidenciais divulgada na sexta-feira, 6, 52.62% dos entrevistados respondeu que votaria no candidato de oposição, Alberto Fernández, e 32,54% em Maurício Macri.

Ao som da cúmbia, milhares de pessoas se congregaram na sexta-feira, 6, já de noite, na avenida Corrientes, em pleno Centro de Buenos Aires, e também em muitos dos principais pontos da capital, enquanto cantavam e dançavam ao seu ritmo com a letra “Macri já era, fim de Vidal já vem/ E, se você quiser, Larreta também”, repetindo o sucesso da mesma performance na semana passada. Larreta, que busca a reeleição na capital Buenos Aires, foi o único candidato macrista a vencer, nas primárias, o candidato dos peronistas. Agora a luta da oposição é para manter a vantagem de Fernández para presidente e Axel Kicillof, para governador da província de Buenos Aires e por uma virada na capital portenha.

Em 27 de outubro acontecerão eleições para presidente, governador e prefeito e os três nomeados na música que pretende ser de sua despedida, e que virou moda na Argentina – são Maurício Macri, Maria Eugenia Vidal e Rodriguez Larreta – os candidatos do partido Cambiemos à reeleição.

“#sevocêquiser é uma campanha antimacrista que vincula ações de campanha nas ruas e nas redes, com uma estratégia de viralização por WhatsApp”, explicam seus apoiadores. Apesar do movimento ter iniciado espontaneamente, sua convocação foi se organizando e sua primeira ação foi a projeção da consigna #MacriYaFue em 50 prédios de Buenos Aires.

Aproximadamente às 19 horas, projetores lançavam feixes de luz que repetiam o bordão que tocava em improvisados alto-falantes a todo volume. A música de ritmo colombiano muito popular na Argentina. Em um comunicado para jornalistas e participantes os organizadores assinalaram: “Voltamos a intervir sobre o público para olhar a campanha eleitoral desde um ângulo completamente distinto”. “Existe um modo de renovar os métodos de campanha eleitoral que o jogo democrático nos ensinou, até agora quando os tempos se mostram sombrios e as urnas já mostraram sua vontade de verdadeira mudança de rumo, escolhemos oferecer um espírito festivo”, expressaram.

A atividade aconteceu, como na sexta-feira 30, na avenida Corrientes com Paraná.  Em outros pontos centrais da cidade como o Abasto, Almagro y Boedo, Recoleta, Chacarita, Palermo, Parque Avellaneda, Villa Devoto, Floresta e outros, onde também o povo portenho cantou e dançou ao som de “Macri já foi, Vidal já foi, se você quiser, Larreta também”.