O ator Alec Baldwin disparou acidentalmente contra a diretora de fotografia Halyna

A polícia que investiga a morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins e o ferimento do diretor Joel Souza, por tiro acidentalmente desferido pelo ator Alec Baldwin, localizou munição real misturada com balas de festim no local onde estaria a arma entregue carregada ao ator.

A informação foi divulgada pelo site TMZ (norte-americano, especializado em entretenimento) no dia 23. O ator Alec Baldwin afirmou que a morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins pela arma que utilizava no set de filmagem na última quinta-feira (21) foi um “trágico acidente”. Ele apontava para a câmera quando o revólver disparou.

Baldwin recebeu a arma e disse que fora informado de que estava descarregada, disseram as autoridades de Santa Fé, no Novo México, em documentos judiciais.

Integrantes da produção informaram que o mesmo revólver usado pelo ator vinha sendo utilizado por membros da equipe de filmagem nos horários de folga para praticar tiro ao alvo com munição real.

“Estamos trabalhando para compreender mais e apoiamos uma investigação aprofundada deste fatídico acontecimento”, disse John Lindley, presidente do Sindicato Internacional de Cinegrafistas. A homenagem, organizada pela entidade teve igualmente um tom de protesto pela segurança no ambiente de trabalho no set de filmagem.

O fato é que as gravações do filme “Rust” chegaram a ser interrompidas horas antes da morte de Halyna após um acidente anterior, ter levado seis integrantes da equipe de câmeras a se demitirem.

O diretor Joel Souza informou que “estava olhando por cima do ombro de Hutchins, quando ouviu o que parecia ser um chicote e um estalo alto”, e que a diretora de fotografia reclamou de uma forte dor na região da barriga após ter sido baleada.

Conforme Reid Russel, cinegrafista que estava ao lado de Halyna no momento do disparo, ao ser atingida ela reclamou não conseguir sentir as pernas.

“Não há palavras para descrever minha comoção e tristeza pelo trágico acidente que tirou a vida de Halyna Hutchins, esposa, mãe e nossa colega profundamente admirada. Estou cooperando totalmente com a investigação policial”, declarou Baldwin, frisando ter o coração dolorido por seus familiares, que a conheceram e amaram.

O pai de Halyna, Anatoly Androsovych, declarou “Alec Baldwin não tem culpa, a responsabilidade é da equipe responsável pelos objetos de cena, que cuida das armas”. Anatoly disse que o ator tem mantido contato constante com a família

“Rust” é um filme de velho oeste estrelado e produzido por Baldwin que interpreta o personagem que dá o nome ao filme, que se passa no Kansas em 1880 e conta história de garoto e avô em fuga após acusação por morte acidental.