Multidão está nas ruas de Salvador com Lula e Alckmin
Uma multidão está nas ruas em Salvador neste sábado (2/7), participando do Grande Ato pela Independência, que conta com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de Geraldo Alckmin e de lideranças locais e nacionais dos sete partidos que compõem a Frente Vamos Juntos pelo Brasil (PCdoB, PV, PT, PSB, PSol, Rede e Solidariedade).
Antes do evento, que ocorre no estacionamento da Arena Fonte Nova, Lula participou do tradicional cortejo pelo bairro da Lapinha, juntamente com sua esposa, Janja, o governador Rui Costa, o pré-candidato ao governo pelo PT, Jerônimo Rodrigues, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e as lideranças partidária que compõem a frente.
“Eu acho que seria importante que o povo brasileiro conhecesse o que é o 2 de Julho na Bahia. Aqui, a Independência foi feita com sangue, com morte de negros, indígenas, padres, freiras e o povo trabalhador que lutou para expulsar os portugueses. Então é isso que você vê, não é um desfile militar, é um desfile do povo, isso que significa independência”, disse Lula durante a caminhada na Lapinha.
Na Fonte Nova, o ex-presidente deve falar no encerramento da festa, que celebra a luta do povo baiano contra tropas portuguesas que insistiam em manter o Brasil como uma colônia. O ato está sendo transmitido pelas redes sociais de Lula. A luta de independência na Bahia foi iniciada em 19 de fevereiro de 1822 e terminada em 2 de julho de 1823, portanto, cerca de 10 meses depois da Declaração de Independência, em 7 de setembro de 1822.
Em entrevista à Rádio Metrópole de Salvador, nesta sexta-feira (1º/7)), Lula falou das razões de ir à Bahia neste ano, quando o Brasil celebra 200 anos de Independência. “Eu estou com saudade e, como estamos fazendo 200 anos da Independência, eu acho que a Bahia tem muita, muita responsabilidade de consagrar e definir a Independência brasileira. Se não fossem os baianos, com aquela coragem, com a participação de três mulheres extraordinárias, a Joana Angélica, a Maria Felipa e a Maria Quitéria, que tiveram coragem de enfrentar os portugueses e enxotá-los do Brasil, quem sabe a gente não tivesse a nossa Independência consagrada”, disse Lula.
Com informações do portal lula.com.br