Mulheres ganham espaço de acolhimento contra violência doméstica em RR
O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado estadual Soldado Sampaio (PCdoB-RR), inaugurou, nesta terça-feira (31), a nova sede da Procuradoria Especial da Mulher e Ouvidoria Geral. Em discurso, o parlamentar disse que o Poder Legislativo vai fortalecer ainda mais as ações de enfrentamento, garantindo também o fortalecimento da mulher na ocupação de seus espaços, seja na política, atividade empresarial ou cultural.
As vítimas de violência doméstica do Estado ganham agora um espaço mais amplo e moderno de apoio, acolhimento e combate aos abusos.
“Estou há pouco mais de seis meses à frente da presidência da Casa e sempre tenho buscado fortalecer todas as iniciativas para fomentar a política de enfrentamento da violência contra a mulher. Não podemos continuar nas estatísticas como o Estado mais violento do país com relação às mulheres, isso é inaceitável. Quero reafirmar meu compromisso, pois sempre apoiei essas iniciativas de apoio aos direitos das mulheres e das minorias”, ressaltou o deputado Sampaio.
A procuradora-geral e também ouvidora da assembleia legislativa, deputada Betânia Almeida (PV), relembrou a ampla programação em alusão ao “Agosto Lilás”, mês dedicado a eventos e conscientização da sociedade a fim de coibir abusos cometidos contra mulheres. A parlamentar afirmou ainda que os programas da Casa são instrumentos de representação feminina que preservam os direitos constituídos às mulheres que sofrem algum tipo de opressão e violência.
Estrutura
A sede da Procuradoria Especial da Mulher conta com um espaço maior para prestar atendimento mais agradável às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. No local, funcionará uma brinquedoteca e uma sala de leitura para receber os filhos das assistidas.
Ouvidoria Geral
O órgão possui amplo espaço para atender o cidadão roraimense e conta com uma recepção, salas da direção e de atendimento e Token, dispositivo que gera uma senha para o cidadão registrar a sua demanda junto ao órgão.
A procuradoria coordena o Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), que recebe denúncias referentes à violência doméstica e familiar por meio do WhatsApp (95) 98402-0502. O canal de comunicação funciona 24 horas por dia e, por causa da pandemia, os atendimentos estão sendo feitos somente por meio de aplicativo de mensagens.
Os atendimentos da ouvidoria são feitos pelo ZapOuv (95 98120-0800) ou pelo e-mail [email protected], das 8h às 18 horas.
Clique aqui e assista o vídeo da inauguração.
__
Com informações de agências