Foi lançado na última terça-feira (6), o Movimento Goiânia 100 Anos: O Futuro Começa Agora de iniciativa do pré-candidato do PCdoB à prefeitura de Goiânia, Professor Fábio Tokarski com a finalidade de reunir personalidades do campo democrático e popular goianiense para pensar numa capital mais democrática para os próximos dez anos.

O evento ocorreu no salão do Umuarama Hotel, no centro da capital goiana e contou com a presença de diversas forças políticas e sociais, quatro pré-candidaturas à capital, além de representantes de partidos políticos locais, de centrais sindicais e sindicatos, movimentos sociais, produtores de cultura, intelectuais, trabalhadores da saúde, da educação, das universidades, do ensino médio, estudantes, dentre outros.

Estiveram presentes ainda no encontro, as vereadoras Kátia Maria, (PT) e Ava Santiago (PSDB), o ex-deputado federal, Valdivino de Oliveira (PSDB), a presidenta estadual do PSOL, Cíntia Dias e o representante do senador Vanderlan Cardoso (PSD), ex-prefeito de Inhumas, Abelardo Vaz.

O pré-candidato do PCdoB, Fabio Tokarski abriu o evento com uma fala. Para ele, é preciso planejar as melhorias estruturais e sociais que a cidade necessita e a população almeja, para além dos mandatos, o que só a cidadania engajada permanentemente é capaz de fazer. O Movimento Goiânia 100 anos: o Futuro Começa Agora, convida a todos os habitantes de Goiânia a participar desse esforço de organização coletiva e democrática.

Na sequência foram apresentados eixos iniciais de futuro programa para a capital com as seguintes temáticas: Saúde, Educação, Desenvolvimento e Segurança Pública que foram exibidos, respectivamente, pelo ex-secretário de Saúde de Goiânia, Dr. Elias Rassi, Professor Dr. José Carlos Libâneo, pelo economista Sérgio Duarte de Castro e a Professora Dra. Bartira Macedo de Miranda.

A programação contou ainda com as falas de vereadores, líderes partidários e representantes dos movimentos sociais que se pronunciaram sobre o movimento que busca uma cidade democrática, mais humana, justa, solidária e harmoniosa ao alcançar o centenário de sua fundação em 2034.

“É um fato novo, inédito na política em Goiânia. Amplitude de ideias, valorizando as convergências e a construção de um projeto para a capital”, apontou o presidente do PCdoB Goiás, Honório Ângelo da Rocha.

Segundo a professora Lúcia Rincon, secretária estadual de Comunicação do PCdoB Goiás, o evento reuniu sugestões para a elaboração de projetos para Goiânia. “A partir da escuta atenta das necessidades mais urgentes do nosso povo, nossa luta é a de organizar a esperança para criar o futuro que queremos. Por uma Goiânia democrática, mais humana, justa, bela e sustentável para todos e todas”, afirmou.

Confira as imagens do evento:

Edição: Eliz Brandão

Fotos: Carlos Eduardo