Professor Silvio Costa em discurso na Assembleia Legislativa de Goiás. Foto: Eliz Brandão

Professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) desde 1978, e da Escola Nacional João Amazonas, Silvio Costa faleceu nesta quarta-feira (15), vítima de infarto fulminante, aos 69 anos de idade.

Reconhecido intelectual goiano, dirigente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Goiás, Silvio era sociólogo, cientista político e mestre em Filosofia. Ele era casado com a professora Lucia Rincon, da direção nacional do PCdoB, militante do movimento feminista. Silvio deixa três filhos, João, Silvio Neto e Paula e mais três netos.

Silvio nasceu em Pirenópolis (GO), formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1977, um ano depois já lecionava na antiga Universidade Católica de Goiás. Silvio atuou ainda nos movimentos sociais e sindicais de Goiás. Foi presidente do Sindicato dos Professores do Estado de Goiás (Sinpro) nos anos 1980. Sua atuação foi fundamental para as conquistas dos professores e para a carreira docente na PUC-GO.

Como dirigente e militante do PCdoB Goiás, Silvio foi um incansável trabalhador da formação política de quadros, escrevendo, ministrando aulas, cursos e participando dos debates públicos e de entrevistas na imprensa.

A direção do PCdoB de Goiás e do Comitê Municipal do PCdoB de Goiânia publicaram nota em que lamentam a perda do camarada e descrevem a atuação do dirigente que tinha um “compromisso inabalável na defesa da democracia e dos direitos da classe trabalhadora”.

Confira aqui: PCdoB: Silvio Costa seguirá presente por seu rico legado

A Associação de Professores da PUC Goiás (Apuc) destacou também em nota, o compromisso de Silvio com a democracia brasileira e com o movimento social. “Firme defensor da democracia e pioneiro no movimento sindical de docentes em Goiás.”

A Escola Nacional João Amazonas também manifestou seu pesar pela morte inesperada do professor. O diretor da instituição, Altair Freitas, ressaltou, em nota, a atuação de Silvio como mestre da instituição desde 2003, onde lecionava no Curso Nacional Nível III (universitário) e “atuava diretamente no processo de relançamento do trabalho formador”.

A nota refere-se ainda ao intenso trabalho intelectual de Silvio Costa como pesquisador e escritor ao lado da militância no PCdoB. No curso de formação do PCdoB, o professor ainda integrava o núcleo de ensino e pesquisa sobre Estado e Classes Sociais.

A nota cita que no ano passado, o professor produziu inúmeras web-aulas para a Escola, “analisando o papel do Estado e suas diversas interpretações teóricas, material riquíssimo que seguira ilustrando o desenvolvimento teórico da nossa militância”, destaca a nota da Escola.

A Escola Nacional destaca ainda na nota que o professor Silvio “formou gerações de estudantes no seu trabalho universitário e contribuiu decisivamente para a organização e formação teórica de inúmeros militantes e dirigentes comunistas”.

Professor Silvio Costa em web-aula

Silvio Costa também era sócio titular do Instituto Cultural Bernardo Élis Para os Povos do Cerrado (Icebe). Em nota, o presidente da entidade, Nilson Jaime, lamentou o falecimento do colega. “Goiás perde um grande intelectual e o Brasil um ardoroso defensor da democracia”.

Classificou o professor como “grande figura humanitária, é um dos maiores especialistas brasileiros em Revolução Francesa, autor de bons livros sobre o tema.”

Em nota conjunta, o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), a Associação Goiana de Imprensa (AGI) e o Projeto GOIÁS +300, se solidarizaram pela morte do professor.

Como escritor, Silvio Costa publicou os livros “Comuna de Paris — O Proletariado Toma o Céu de Assalto” e “Revolução e Contrarrevolução na França”.

O velório ocorre nesta tarde e o enterro será às 19 horas, no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia-GO.