Faleceu nesta quarta-feira (10) em Ipatinga (MG), às 6 horas da manhã, o militante norte-americano Gary Dotterman, ligado ao Partido Comunista dos Estados Unidos da América (PCEUA). Dotterman estava internado por problemas cardíacos que evoluíram para falência múltipla dos órgãos.

Professor aposentado da Boston University (EUA), lecionava Ciência Política. Veio para o Brasil há cerca de 20 anos, após a aposentadoria, com seu marido brasileiro Dim, falecido em 2018.

“Tive a honra de recepcioná-lo em um dos congressos do nosso partido em São Paulo, representando o PCEUA”, afirma José Reinaldo Carvalho, membro do Comitê Central do PCdoB. “O falecimento dele é uma grande perda política para os comunistas brasileiros e estadunidenses. Expresso aqui minha solidariedade aos seus familiares e amigos mais próximos e os sentimentos de consternação como comunista, como companheiro e como dirigente do partido”.

“Foi um militante dedicado e preocupado em participar ativamente das atividades partidárias”, conta Natália Littig, presidenta do PCdoB Ipatinga. “Fazia questão de contribuir com o partido e de enviar para os camaradas norte-americanos informações a respeito da conjuntura política brasileira”, lembra.

A dirigente conta que Dotterman estava lendo o livro PCdoB: um século de lutas em defesa do Brasil, da democracia e do socialismo. “Disse que lia para passar mais rápido o tempo no hospital, mas esse desejo também estava atrelado à velha vontade militante de contribuir como pudesse, mesmo que comprando um livro escrito em um idioma que não dominava bem.”

Um de seus últimos compromissos partidários foi a participação, como representante do PCEUA, na comemoração dos 101 anos do PCdoB, em Belo Horizonte. A atividade, realizada em março, contou com a presença da presidenta do partido e ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

Gary Dotterman, presente!