O ex-deputado federal Eduardo Bomfim, eleito pelo PCdoB-AL em 1986 para a Assembleia Constituinte, morreu na madrugada desta segunda-feira (23), aos 73 anos. Ele estava em sua casa, na capital Maceió, quando sofreu um infarto fulminante.

Nascido em 18 de novembro de 1949, Eduardo Bomfim Gomes Ribeiro iniciou a militância política na Ação Popular (AP), em 1970. Dois anos depois, com a incorporação da AP ao PCdoB, filiou-se ao Partido.

Ainda como estudante universitário, foi presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito da Ufal (Universidade Federal de Alagoas). Formado em Direito, fez pós-graduação em Planejamento Social e Urbano.

Advogado com firme atuação na resistência à ditadura militar, fundou, em 1978, a Sociedade Alagoana de Defesa dos Direitos Humanos, da qual foi presidente. Em 1982, elegeu-se deputado estadual em Alagoas. Como o PCdoB estava em período de semiclandestinidade, concorreu ao cargo e exerceu parte do mandato pelo PMDB (partido que abrigava militantes comunistas).

Com a legalização dos partidos comunistas, em 1985, Bomfim virou um dos parlamentares mais importantes do PCdoB no Brasil. Como deputado federal constituinte, integrou a combativa bancada comunista, formada também por Aldo Arantes (GO), Edmilson Valentim (RJ), Haroldo Lima (BA) e Lídice da Mata (BA).

Segundo o Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), Bomfim foi um “constituinte nota 10”, sobretudo por seu trabalho em defesa dos trabalhadores. “Na Constituinte, votou a favor do direito de greve, inclusive do servidor público, estabilidade do dirigente sindical, aviso prévio proporcional, 40 horas semanais, entre outros”, aponta a entidade.

Ex-presidente do PCdoB-AL e membro do Comitê Central do partido, Bomfim exerceu o cargo de vereador de Maceió em dois períodos (1993-1996 e 1999), além de ter se candidato ao Senado em 2002 e 2010.

Ligado à cultura, ocupou cargos públicos nessa área, como a presidência da Fundação Cultural Cidade de Maceió (1997-98 e 2009-2010) e a Secretaria de Cultura de Alagoas (2003 e 2005-2006). Desde 2010, mantinha o Blog do Eduardo Bomfim, definido como “um espaço para discutir sobre cultura, política e assuntos diversos”.

“Incansável defensor de uma sociedade sem injustiças e desigualdade, Bomfim era um patriota que dedicou sua vida à defesa da democracia, da construção de um Brasil desenvolvido e da transformação da sociedade. Eduardo Bomfim foi um combatente pelo Socialismo”, expressou, em nota, o PCdoB-AL.

Recentemente, anunciou seu afastamento do Partido, sem, no entanto, se desfiliar formalmente. Bomfim deixa a esposa Selma e dois filhos do primeiro casamento, Tiago e Manuela. Seu corpo será sepultado às 16 horas desta terça-feira (24), no Campo Santo Parque das Flores, em Maceió.