O veículo robô [rover] Zhurong segue se deslocando e enviando imagens do solo de Marte

A China divulgou na sexta-feira (11) o primeiro lote de imagens da aterrissagem da espaçonave Tianwen-1 em Marte. As imagens foram tiradas por seu rover [veículo robótico] Zhurong, incluindo uma vista panorâmica do local de pouso e do terreno de Marte.

As imagens foram reveladas em uma cerimônia realizada pela Administração Espacial Nacional da China em Pequim, marcando o sucesso total para a primeira missão de exploração de Marte da China, registrou o jornal Global Times.

Batizado em homenagem a um antigo deus do fogo na mitologia chinesa, o rover Zhurong de 1,85 metros de altura e 240 quilos saiu da plataforma de pouso com segurança e chegou à superfície de Marte às 10h40 do dia 22 de maio, dando início à sua missão de exploração.

A China se tornou o segundo país do mundo a implantar com sucesso um robô robótico na superfície de Marte, quebrando o monopólio dos EUA no campo, sublinharam analistas espaciais chineses.

Uma foto circular de 360º tirada pela câmera de navegação do terreno no mastro do rover, antes de deixar a plataforma de pouso, propicia uma vista panorâmica. O horizonte de Marte pode ser visto à distância.

O mapa topográfico de Marte é a primeira imagem topográfica obtida pela câmera de terreno de navegação depois que o rover Zhurong atingiu a superfície de Marte. A imagem mostra que a superfície próxima é relativamente plana, com pedras de tamanhos diferentes distribuídas.

O rover deslocou-se cerca de 6 metros a sudeste da plataforma de pouso e obteve uma imagem da plataforma de pouso.