Fábio Faria diz que participou de evento a convite da igreja que frequenta quando está nos EUA

O ministro Fábio Faria (Comunicações) participou na sexta-feira (8) de um evento conservador na Flórida ao lado do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, que fugiu para os EUA depois de entrar na mira da Justiça brasileira.

Allan dos Santos teve sua prisão decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em outubro do ano passado.

Criador do canal Terça Livre – que foi usado para desferir ataques contra ministros do Supremo, as medidas sanitárias de combate ao coronavírus e as vacinas, o blogueiro é investigado pelo STF nos inquéritos sobre disseminação de fake news e organização de atos golpistas.

Organizado pela Igreja Batista Lagoinha, em Orlando, o encontro reuniu políticos como o deputado federal Lucas Gonzalez (Novo-MG) e pastores conhecidos, como André Valadão. O ex-jogador de futebol Rivaldo também participou.

Imagens publicadas no perfil da igreja no Instagram mostram o ministro sentado em um palco com Allan, Lucas Gonzalez, o pastor André Valadão, o vereador por Belo Horizonte Nikolas Ferreira (PRTB) e Paulo Figueiredo Filho, neto do ex-presidente João Figueiredo. Após a repercussão do evento, as fotos foram removidas do Instagram.

Depois de ser pilhado em flagrante na companhia do blogueiro foragido, Fábio Faria alegou que foi convidado para discursar no evento da igreja, que, segundo disse, costuma frequentar com a família quando está de férias nos EUA, mas não teria comparecido se soubesse que “entre os presentes estaria alguém com problemas com a Justiça brasileira”.

Ele fez chegar ao STF a explicação de que só soube da presença de Allan dos Santos quando já estava no evento.

“Fui convidado para discursar num evento de um pastor de uma igreja que eu e minha família frequentamos quando estamos em Orlando. Não havia indicação que entre os presentes estaria alguém com problemas com a Justiça brasileira. Se eu soubesse que ele iria, eu não teria comparecido”, disse o ministro em nota.

Allan dos Santos deixou o Brasil após ser alvo de uma operação da Polícia Federal. O blogueiro é bastante próximo da família de Jair Bolsonaro.

Mensagens obtidas pela PF mostram que o deputado federal Eduardo Bolsonaro pagou o aluguel de uma mansão para Allan dos Santos em Brasília e o ajudou a fugir para os Estados Unidos por conta das investigações.