O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, fala à imprensa, após reunião, com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, deu carona em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para um pastor da igreja em que frequenta.
No dia 19 de setembro, Onyx Lorenzoni levou o pastor Gerônimo Martins, da igreja Sara Nossa Terra, para acompanhá-lo em suas agendas em Porto Alegre. O voo, que saiu de Brasília, aconteceu em um avião da FAB.
O ministro foi dar palestras na Associação Comercial de Porto Alegre e na Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul.
De acordo com uma cartilha de “normas éticas” distribuída por Jair Bolsonaro no começo do governo, tal procedimento estava vetado.
Em nota, a assessoria de imprensa de Onyx tergiversa sobre a badalada regra da cartilha e alega que o tour do ministro com o pastor pelo Rio Grande Sul “não resultou em nenhuma despesa adicional para a União”.
Por sinal, nem mesmo Bolsonaro seguiu as normas da sua própria cartilha.
Para o casamento de seu filho Flávio Bolsonaro, que aconteceu em maio, Jair permitiu que parentes usassem o helicóptero presidencial para evitar um trajeto que duraria 35 minutos de carro.
Um dos sobrinhos de Jair, Osvaldo Bolsonaro Campos, gravou um vídeo do trajeto feito pela aeronave. “Estamos bonitos? Vamos passear de helicóptero”, diz Osvaldo. No vídeo, apagado logo depois, aparecem irmãs de Jair Bolsonaro e o deputado federal Hélio Lopes (PSL-RJ), que é conhecido como Hélio Negão.
Em maio, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, deu carona para sua esposa em voo para Paris. Para a viagem de férias, a esposa do ministro também não precisou gastar com hospedagem.