Conferência Municipal de Belo Horizonte (MG)

O PCdoB Minas Gerais realizou na última semana mais uma rodada de conferências municipais em cidades importantes, incluindo a capital, Belo Horizonte (BH).

Além de avaliar a atuação do partido em cada localidade e de eleger os novos representantes locais, as conferências municipais são o espaço de decisão dos nomes dos delegados que irão à conferência estadual que, no caso de Minas, será realizada na Câmara Municipal de Belo Horizonte em 23 de novembro.

Neste ano, as conferências municipais também são o espaço em que os militantes firmam compromissos para a eleição do ano que vem, para a qual o PCdoB está se esforçando para lançar um grande número de candidatos a prefeito e a vereador.

Belo Horizonte

A 16ª Conferência Municipal do PCdoB de Belo Horizonte foi realizada no último sábado (9).  Com mais de 100 militantes e lideranças credenciadas, os participantes debateram diversos pontos da conjuntura política mundial, nacional e local.

A mesa de abertura foi encabeçada pelo então presidente do comitê municipal, da sua gestão cessante, Zito Vieira, que chamou à composição da mesa lideranças representativas entre juventude, mulheres, sindicalistas, estudantes e demais dirigentes.

André Tokarski, secretário nacional de juventude do PCdoB, também participou do debate. Em âmbito nacional, ele destacou que a democracia brasileira passa por dificuldades em sua institucionalidade e comemorou a recente vitória no Supremo:

“A reposição da liberdade do ex-presidente Lula não representa a reconquista da democracia, mas é um passo importante. É um fato importante para a conjuntura política nacional e também internacional”, afirmou.

Neste cenário, e de olho na cláusula de barreira em 2022, conclamou os companheiros a lançarem candidatos nas eleições municipais: “É necessário projetarmos lideranças, PCdoB tem que apresentar sua legenda, o 65, com as pré-candidaturas a prefeitos e reforçar suas bancadas nos legislativos municipais”.

Wadson Ribeiro, presidente do PCdoB Minas Gerais, aproveitou a oportunidade para avaliar com os companheiros que a incorporação do Partido Pátria Livre representou muito no sentido do crescimento do PCdoB.

Ele destacou os desafios específicos de Minas, onde o Governo Romeu Zema que promover o desmonte do estado: “O que Zema quer fazer aqui é muito similar ao que o governo federal anda fazendo. A venda do nosso patrimônio e o desmonte das políticas sociais do estado”, alertou.

Após debatido e aprovado o documento municipal, foi aprovado o projeto político para 2020. O camarada Wadson Ribeiro, que é presidente do PCdoB Minas, será o candidato do partido a prefeitura de Belo Horizonte. A conferência elegeu também uma nova direção para o partido na capital de Minas Gerais, com a ex-deputada federal Jô Moraes à frente, na presidência.

 

Betim

A Conferência Municipal do PCdoB em Betim, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, foi realizada no último domingo (10), na Câmara Municipal.

Participaram cerca de 100 delegados, entre militantes e lideranças do partido na cidade. Eles debateram o quadro político municipal e apresentaram o pré-projeto político-eleitoral para as eleições de 2020, visando a eleição de, no mínimo, dois vereadores. A estruturação, o crescimento e fortalecimento do partido no município estiveram no foco dos debates.

Jô Moraes, ex-deputada federal, acompanhou a conferência pelo Comitê Estadual.

Foi eleita também a nova direção municipal do Partido que conta com 27 membros. O vereador Tiago Santana foi reconduzido à presidência do Comitê Municipal de Betim.

Uberaba

Importantes lideranças e militantes de Uberaba se reuniram na última quinta-feira (7) para sua conferência municipal. Além dos militantes locais, participaram Francisco Rubió, pelo Comitê Central, e Richard Romano, secretário de organização do PCdoB Minas.

Os comunistas realizaram análise da conjuntura nacional e local, bem como debateram táticas para estimular o crescimento do partido, bem como da atuação partidária para as eleições de 2020.

O professor Marcos Gennari Mariano, presidente do PCdoB na cidade, disse que encabeçar a disputa majoritária está nos planos. Mas preferiu não revelar detalhes:

“Estamos conversando e buscando a viabilidade. Ainda não vamos divulgar. Devemos lançar o pré-candidato em um evento no dia 18 deste mês”, apontou.

Outro objetivo é montar uma chapa forte de vereadores para voltar a ter um representante no legislativo local, como acontecia até 2016.

“Queremos voltar a ocupar espaço na Câmara. A nossa meta é conseguir fazer entre uma e duas cadeiras em 2020.”

Para fortalecer o projeto para as eleições municipais, o partido prepara o lançamento de um movimento participativo: quer tratar traçar com a comunidade os caminhos para o desenvolvimento da cidade.

Itabirito

 A Conferência Municipal do PCdoB de Itabirito foi realizada na última quinta-feira (7). A conferência contou com um caloroso debate sobre a Resolução Política do Comitê Central: “Fortalecer e ampliar a oposição a Bolsonaro. Defesa da democracia é o eixo da unidade”, com importantes contribuições dos presentes que definiram uma agenda de resistência na cidade e mobilização junto aos trabalhadores e trabalhadoras.

O encontro contou com a presença do Vereador Ricardo Oliveira II (PPS), que dirigiu palavras de apoio e estima ao PCdoB em Itabirito.

Na ocasião, foi eleita a nova direção local: Leandro Dias de Oliveira (presidente), Alexandre Avelino (vice-presidente), Julia de Oliveira Silva (Secretária de Organização), Renato Moraes e Luiz Gustavo (Comissão de Finanças), Thiago Toledo (Membro do Pleno e Secretário de Formação), Robson Paulino (Membro do Pleno e Secretário de Movimentos Sociais) e José Júlio (membro do Pleno).