O vereador Augusto Vasconcelos, do PCdoB em Salvador

O vereador Augusto Vasconcelos, do PCdoB em Salvador, comemorou a sanção da lei 9622/22, que promove a alteração do nome da avenida Adhemar de Barros, importante via da capital baiana, que passou a homenagear o professor e geógrafo Milton Santos. O anúncio da publicação foi feito pela prefeitura de Salvador, na última terça-feira (22/02).

Para o edil, a conquista da mudança é uma vitória importante para a cidade, porque não é apenas uma alteração de nome. “Não é apenas uma mudança formal, mas trata-se de uma reparação histórica a esse que é um dos maiores intelectuais do nosso estado”, disse o vereador.

Augusto Vasconcelos ainda destacou a importância da mobilização da sociedade, em defesa do projeto. “Agradeço imensamente a todas as pessoas que estiveram ao nosso lado para conseguirmos alcançar essa conquista, em especial à população que aderiu ao movimento Avenida Milton Santos. Valeu gente, grande vitória!”, completou.

Baiano, Milton Santos é umas das principais referências mundiais no campo da geografia, e foi estudante e depois professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), instituição que tem um campus localizado justamente na avenida em questão, no bairro de Ondina.

Adhemar de Barros, que perde a homenagem, foi prefeito e governador de São Paulo, posicionou-se contra a Revolução de 1930 e foi favorável à ditadura civil-militar (1964-1985), apesar de ter sido deposto do cargo, no governo de Castelo Branco.

Fonte: PCdoB da Bahia