Coluna de tanques durante retorno a quartel de origem após exercícios na fronteira com a Ucrânia

O porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov, informouque, após completar seus exercícios, “as unidades dos distritos militares do sul e oeste começaram a embarcar no transporte ferroviário e rodoviário, e hoje começam o deslocamento para suas unidades militares de origem. Algumas das unidades se deslocarão pelas rodovias em colunas militares”.

A ação ocorre um dia após as reuniões do presidente da Rússia, Vladimir Putin, com os ministros das Relações Exteriores do país, Sergei Lavrov, e da Defesa, Sergei Shoigu. Os ministros discutiram com o presidente as respostas dos EUA e OTAN às propostas de segurança enviadas pela Rússia, bem como as manobras militares conjuntas da Rússia e Belarus.

Segundo declarou o ministro da Defesa russo, as tropas dos Distritos Militares do Sul e Oeste retornarão aos seus quartéis nos próximos dias. Um dos maiores exercícios em curso é o “Firmeza Aliada”, realizado em conjunto com militares bielo-russos.

Já Lavrov avaliou as respostas dos EUA e OTAN às propostas de segurança da Rússia e a reação de Moscou a elas. Segundo o ministro, algumas são propostas concretas e construtivas, relacionadas à redução dos riscos militares e medidas de confiança e garantiu que Moscou responderá em breve. Também observou que a retirada das tropas russas da fronteira ucraniana para suas bases “não depende da histeria do Ocidente” em torno da Ucrânia, mas “estava programada”.

Ao mesmo tempo, o Ministério assinalou que as Forças Armadas do país “continuam com uma série de atividades de treinamento operacional em larga escala para tropas e forças”. O porta-voz disse que “quase todos os distritos militares, marinhas e tropas aerotransportadas” do país participam dos exercícios.

Konashenkov enfatizou que todas as tropas retornarão aos seus quartéis assim que as manobras terminarem. “Quando as atividades de treinamento de combate terminarem, as tropas marcharão, como sempre, de forma combinada para seus locais de origem”, ressaltou.

Os exercícios das forças da Rússia e Bielorrússia são conduzidos em duas fases, informou o Ministério. Durante a primeira fase, até 9 de fevereiro, os destacamentos de tropas no território bielo-russo foram redistribuídos e consolidados.

A segunda etapa dos exercícios, a decorrer atualmente até 20 de fevereiro, é a parte ativa dos exercícios conjuntos Firmeza Aliada – 2022, durante os quais o foco será a supressão de uma agressão externa, bem como a luta contra o terrorismo e proteção e segurança dos interesses do Estado.

Os representantes da Rússia e da Bielorrússia declararam repetidamente que as manobras têm caráter defensivo e não ameaçam ninguém.