PCdoB presente no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo

Militantes e lideranças do PCdoB se somaram, mais uma vez, à voz das ruas e marcaram presença nos atos pelo Fora Bolsonaro e em defesa da vida, da vacina, da democracia e do emprego nesta terça-feira (7), Dia da Independência.

Enquanto os bolsonaristas realizaram manifestações de cunho autoritário, inconstitucional e que não refletem as necessidades urgentes do país, os comunistas se mobilizaram em diversas cidades e capitais, juntamente com a programação do 27º Grito dos Excluídos, fortalecendo a luta do povo.

Desde a manhã, foram registrados diferentes protestos denunciando o genocídio da população decorrente do descaso e da omissão de Bolsonaro no enfrentamento à Covid-19; a corrupção no governo Bolsonaro; o agravamento do desemprego, da fome e da miséria; a carestia e a crise energética e ambiental, entre outras bandeiras de luta.

Conforme declarou a presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, “a luta pela independência, nos dias de hoje, passa pelo fortalecimento da nossa soberania, pelo respeito à Constituição, às leis, instituições e valores democráticos que nos regem”.

Confira como foram algumas dessas manifestações.

Teresina (PI)

Em Teresina, o ato político e ecumênico do 7 de setembro ocorreu pela manhã com concentração em frente à Assembleia Legislativa do Estado do Piauí e contou com a participação dos movimentos sociais e forças políticas progressistas.

O PCdoB, representando pelo presidente estadual, José Carvalho Rufino e dirigentes de entidades como Rodrigo Maxwell, da UJS, Elton Arruda, da CTB, Tatiane Seixas, da UBM, Bernardo Blanche, da ANPG, Antônio Araújo, da Febapi, se fizeram presentes ao Ato Fora Bolsonaro e denunciaram os ataques à democracia.

 

Salvador (BA)

Também pela manhã, os comunistas estiveram presentes nos protestos realizados em Salvador. A manifestação saiu da praça do Campo Grande e percorreu a avenida 7 de Setembro até a Praça Castro Alves.

Diversas lideranças do PCdoB reforçaram a luta, entre elas a deputada federal Alice Portugal; a deputada estadual Olívia Santana; o presidente do partido no estado, Davidson Magalhães; a presidenta da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) da Bahia, Rosa de Souza e a presidenta estadual da União da Juventude Socialista (UJS), Marianna Dias.

“Está em jogo a defesa da democracia, o bem maior, essa etapa histórica do Brasil. A democracia não como um bem em si mesmo, mas como um sistema que garante oxigenação da liberdade, opinião livre e circulação livre das ideias e garantia de direitos. É tudo que Bolsonaro não quer, esse homem que eu convivi lá dentro do Congresso, que não consegue ter sociabilidade, ele não tem qualquer amor a democracia ou relação com os interesses populares”, declarou a deputada federal ao Bahia Notícias.

A deputada estadual Olívia Santana também participou: “Nas ruas de Salvador, junto  com nosso povo, na luta pela Independência do Brasil de Bolsonaro e tudo que ele representa”.

 

 

Recife (PE)

No Recife, o PCdoB se uniu a movimentos sociais, outros partidos políticos e sindicatos e marchou junto ao tradicional Grito dos Excluídos em um sonoro “Fora Bolsonaro”. Manifestação potente, forte e organizada, das pessoas que defendem a vida e um Brasil verdadeiramente livre e soberano.

“Tenho orgulho de ser brasileiro. Estou nas ruas protestando contra o maior traidor da pátria, que é Bolsonaro”, disse o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti, do PCdoB. “Atos promovidos por Bolsonaro, além de serem inconstitucionais e agressão à democracia, servem para desviar foco da incompetência do presidente”.

 

José Bertotti durante a manifestação

 

Vereadora Cida Pedrosa


(Fotos: Pedro Caldas/PCdoB)

 

São Paulo (SP)

O Vale do Anhangabaú, no Centro da capital paulista, recebeu uma das maiores manifestações do país contra o presidente. Dirigentes e militantes do PCdoB São Paulo marcaram presença no 5º Grande Ato #ForaBolsonaro. A manifestação reuniu cerca de 50 mil pessoas e fortaleceu a luta para derrubar o governo golpista de Jair Bolsonaro.

Os manifestantes empunhavam bandeiras, cartazes e faixas em defesa da vida e dos direitos do povo. Dentre as lideranças presentes, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), do alto do carro de som gritou: “Fora, Bolsonaro”. (Reprodução ao lado)

A presidenta da UNE, Bruna Brelaz também esteve presente. Em suas redes sociais disse que “o vale do Anhangabaú em São Paulo é palco de resistência. Somos a maioria do povo brasileiro que está indignado com os rumos que o Brasil estão tomando. Hoje, lutamos pela nossa independência. Estamos nas ruas contra esse governo genocida. Estamos nas ruas pela democracia, pela vida e pela educação!”.

Rozana Barroso, presidenta da Ubes, também participou do ato e declarou: “Bolsonaro, respeite a Constituição e todos os brasileiros e brasileiras! Democracia se faz com liberdade e respeito. Democracia se faz com o povo”.

Foto: Alcineia Pereira

Bruna Brelaz

Rozana Barroso

Mais imagens da participação dos comunistas nos atos em São Paulo. Clique neste link.

Porto Alegre (RS)

Em Porto Alegre, a forte chuva não desanimou a militância comunista. Inicialmente marcado para o parque da Redenção, o protesto acabou tendo de ser realizado sob o viaduto da Avenida João Pessoa e ocorreu pela manhã e reuniu centenas de pessoas. “A chuva não impediu que as ruas de Porto Alegre fossem tomadas pelo grito de Fora Bolsonaro. No 7 de Setembro, seguimos mobilizados em defesa das nossas vidas!”, declarou a vereadora do PCdoB, Bruna Rodrigues.

 

 

Rio de Janeiro (RJ)

Na capital fluminense, os comunistas participaram do protesto que ocorreu no Centro e teve início na esquina da Rua Uruguaiana com a Avenida Presidente Vargas.

 

João Pessoa (PB)

Na capital paraibana, a 27ª edição do Grito dos Excluídos começou cedo. E a manifestação foi “em defesa da democracia, do respeito às diferenças, pela arte, pela diversidade, pela inclusão e pela vida. Estamos nas ruas para gritar Fora Bolsonaro, dizendo não ao (des)governo genocida”, apontou a página do PCdoB-PB no Instagram.

A presidenta estadual do PCdoB Paraíba, Gregória Benário também esteve presente na manifestação em João Pessoa e segurava uma bandeira do partido.

Gregória Benário

Em Campina Grande, na Região Nordeste da Paraíba, o ato também contou com a participação do PCdoB. “Em #campinagrande fomos as ruas defender a democracia contra o autoritarismo e #forabolsonaro”, dizia a postagem na página do PCdoB no Instagram.

Confira mais imagens clicando aqui:

Lideranças do PCdoB também fizeram uso da palavra no ato do Grito dos Excluídos na Paraíba. A vereadora do PCdoB de Campina Grande, Jô Oliveira destacou: “Hoje a gente tem um agravo de ver esse homem na presidência da República tirando todos os direitos que nós conquistamos com tanto sangue e com muito suor e que muitos outros nossos derramaram”.

A vereadora lembrou ainda que é preciso fazer o enfrentamento do conservadorismo conscientizando o povo e denunciando a situação dos excluídos e excluídas desse país. “A nossa disputa não deve ser de contar quem coloca mais gente na rua, ela precisa ser ideológica, conversando com o povo”. E finalizou que “o nosso compromisso é para além do dia 7, é um compromisso diário, é a cada passo, a cada palmo de chão que a gente faz e luta para garantir a verdadeira liberdade. Fora Bolsonaro!”, disse.

Vereadora Jô

O vice-presidente municipal do PCdoB, José Nascimento Coelho lembrou das lutas históricas em que o PCdoB esteve presente nestes quase cem anos de Partido. “O PCdoB completa 100 anos de existência, muitos e muitas camaradas tombaram na história do Brasil em defesa da liberdade de expressão, liberdade religiosa, em defesa da democracia”.

José Coelho

 

Belo Horizonte (MG)

Na capital mineira também houve manifestação, na Praça Afonso Arinos, contra o presidente Bolsonaro e em defesa do país e da democracia, juntamente com o Grito dos Excluídos. O PCdoB esteve presente com a militância e dirigentes como o presidente estadual, Wadson Ribeiro, e da presidenta do PCdoB-Belo Horizonte e ex-deputada Jô Moraes. “Só existe independência com o fortalecimento da democracia!”, disse Jô, pelas redes sociais. Ela também defendeu o patrimônio público e rechaçou o projeto de privatização dos Correios: “Lutar pela independência é defender o patrimônio da pátria!”.

 

 

Florianópolis (SC)

Também na capital catarinense, Florianópolis, mesmo sob chuva, os comunistas estiveram presentes no ato que ocorreu à tarde no Largo da Alfândega. O ato contou com a presença de militantes e lideranças de partidos políticos e dos movimentos sociais.

Brasília (DF)

Na capital federal, o ato contra Bolsonaro aconteceu a cerca de quatro quilômetros de distância das manifestações antidemocráticas convocadas pelo presidente. Militantes do PCdoB estiveram no protesto juntamente com os de outros partidos e dos movimentos sociais.

 

Belém (PA)

Também houve manifestação contra Bolsonaro, com a participação do PCdoB, em Belém. Os manifestantes iniciaram o protesto no Largo do Redondo, no bairro Nazaré, com um ato ecumênico, seguido de caminhada pela Avenida Nazaré.

 

São Luís (MA)

A militância do PCdoB também participou de ato contra Bolsonaro e em defesa da vida e da democracia em São Luís. O protesto ocorreu pela manhã no centro histórico.

 

Manaus (AM)

Os comunistas de Manaus também participaram de ato contra Bolsonaro no Largo Mestre Chico, no Centro da cidade. “É um momento de unidade, de reflexão. O Brasil precisa de paz, de comida, de condições de emprego e renda para seu povo”, disse Yann Evanovich, membro da direção estadual do PCdoB, em vídeo gravado durante o ato e veiculado pelas redes sociais.

Fortaleza (CE)

Na capital do Ceará, Fortaleza, cerca de 10 mil manifestantes caminharam pelas ruas do bairro Serrinha, periferia da cidade. Após um ato ecumênico, entidades dos movimentos sociais, sindicais e estudantis portando cartazes que pediam o impeachment de Bolsonaro percorreram as principais ruas do bairro ate a Praça Delta, no bairro Parangaba.

Segundo informações da secretária estadual de Comunicação do PCdoB, Andréa Oliveira, “o ato foi marcado por um clima de paz e respeito a democracia e durante a atividade moradores uniram-se aos manifestantes, expressando revolta pelos atos antidemocráticos e o genocídio praticado por Bolsonaro”.

Confira nas imagens abaixo:

Fotos: Rômulo Santos / PCdoB-CE

Campo Grande (MS)

A ato “Fora, Bolsonaro” na capital sul-mato-grossense aconteceu na tarde nesta terça-feira (7) com concentração na Praça Ary Coelho, seguiu em passeata pelas principais ruas da cidade até voltar para a praça onde foi celebrado ato ecumênico da 27º edição do Grito dos Excluídos. Foram estimadas a participação de mais de quatro mil pessoas na manifestação.

Dirigentes e militantes do PCdoB, juntamente com outras forças políticas e sociais participaram destes atos.

As bandeiras de luta foram: a defesa da democracia, pela geração de emprego, vacina, auxilio emergencial, da defesa dos serviços públicos, contra a reforma administrativa, que atinge principalmente os trabalhadores do SUS e da educação pública.

A presidenta estadual do PCdoB no MS, Iara Cuellar, participou do ato em Campo Grande e falou aos manifestantes sobre a ordem do dia, destacou a importância de marcar presença das forças progressistas, democráticas e populares nas ruas contra um governo ultraconservador e genocida que chamou atos antidemocráticos para o mesmo dia. Para Iara, a decisão do PCdoB em participar da manifestação contra Bolsonaro foi correta.

O secretário estadual de Organização do PCdoB-MS, Mario Fonseca também falou aos participantes da marcha contra Bolsonaro e explicou que “patriota cuida dos serviços públicos, não fecha universidades, patriota não bate continência para bandeira dos EUA”, esclareceu o dirigente.

“Eles sujaram a bandeira do Brasil com sangue, dos indígenas, da classe trabalhadora, dos comerciantes, e da nossa juventude, eles querem matar o futuro da juventude. Porém, aqui sempre houve opressão, exploração e violência contra a maioria trabalhadora, mas sempre houve a resistência e nós não vamos deixar esses falsos patriotas, entreguistas, escravocratas passarem dessa vez. Fora, Bolsonaro! Viva a luta do PCdoB, viva luta do povo brasileiro!!, clamou Mario Fonseca.

Segundo o dirigente, “foi muito boa a participação do PCdoB, de maneira direta, com suas bandeiras, com a sua militância e também com nossas lideranças da frente de massas, como a UJS, UNE, Ubes, CTB, UBM, Unegro nas ruas”. Além de defender a democracia, o lema principal foi a “vida em primeiro lugar”, disse.

Fotos: PCdoB-MS

Por Priscila Lobregatte

Com informações do PCdoB nos estados

 

 

Atualizada às 19h30 para inclusão de informações

Atualizada às 19h13 para inclusão de informações

Atualizada às 18h22 para inclusão de informações

Atualizada às 23h07 para acréscimo de informações

Atualizada às 10h27 do dia 8/9 para acréscimo de informações