Multidão nas ruas de Belgrado apoia iniciativa Rússia para deter entrada da Otan na Ucrânia

Milhares de sérvios se manifestaram na sexta-feira (4) em Belgrado, a capital europeia que a OTAN bombardeou por 78 dias há 23 anos, para expressar seu apoio à Rússia e sua operação de socorro ao Donbass e de desnazificação e desmilitarição da Ucrânia.

Empunhando bandeiras sérvias, russas e bielorrussas, os manifestantes bradavam que esses povos “são irmãos para sempre.”

Havia, também, cartazes com a letra “Z”, que tem aparecido em fotos e vídeos marcando veículos usados pelas tropas russas na Ucrânia.

“Libertando o mundo da OTAN”

A ação russa está “libertando o mundo inteiro das ameaças da OTAN”, afirmou um dos oradores, Mladen Obradovic.

O apoio se explica: além da tradicional amizade entre povos eslavos, a Sérvia foi alvo da agressão da OTAN em 1999, no processo de esquartejamento da Iugoslávia, em que mais de cinco mil civis foram mortos.

A manifestação também repudiou a atitude do governo de Aleksandar Vucic que, sob pressão de Washington e Bruxelas, sequer se absteve, quando a abstenção de 35 países, inclusive China, Índia, África do Sul e Emirados Árabes, mostrou que existe a possibilidade de não se alinhar aos EUA. O protesto exigiu de Vucic que cumpra sua promessa de não aderir às sanções.

Atendendo ao pedido de socorro das repúblicas do Donbass recém reconhecidas, a Rússia iniciou uma operação de “desnazificação” e “desmilitarização” da Ucrânia em 24 de fevereiro, após o regime instaurado em Kiev por um golpe de Estado ter sabotado durante oito anos o cumprimento dos Acordos de Minsk, ter reiterado a intenção de entrar na Otan passando por cima do status de neutralidade e ter explicitado a pretensão de desenvolver armas nucleares, ostensivamente voltadas contra a Rússia.