A Pemex passa a controlar a refinaria de Deer Park

O presidente López Obrador anunciou na terça-feira (25) que comprou da transnacional Shell 50% das ações da refinaria Deer Park, localizada em Houston, no Texas, que a partir de agora passa a ser totalmente da Petróleos Mexicanos (Pemex).

A titularidade das ações da unidade -, que tem capacidade de produzir 340 mil barris diários de gasolina e diesel – será da Pemex e a produção será enviada ao mercado mexicano.

A operação não só é inovadora, como relevante para o futuro energético do país e para sua economia, destacou o governo. A aquisição, somada às reformas das refinarias existentes e a entrada em funcionamento da que se encontra em construção em Dos Bocas, Tabasco, garantirá que o México atinja em dois anos a autossuficiência em combustíveis derivados de petróleo.

Como apontou o jornal La Jornada, as medidas tomadas permitirão agregar valor “ao processo de refino de petróleo cru, de modo que volte a ser um fator de desenvolvimento – como a geração de empregos, fomentando o surgimento ou crescimento de fornecedores de novos parceiros à Pemex – assim como do fortalecimento das finanças públicas”. Além disso, sublinhou, “a autossuficiência tem importantes e inegáveis implicações positivas para a soberania e até para a segurança nacional”.