Obrador: fortalecimento da Comissão Federal de Eletricidade (CFE) permitirá o fornecimento de energia sem elevação de tarifas (foto: El Universal)

Com base no plano de fortalecimento da empresa estatal Comissão Federal de Eletricidade (CFE), o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, anunciou que não aumentará o preço das contas de luz e de todo o serviço de energia.

Enquanto não for revertida a equação de privatização implementada pelo governo anterior, a empresa manterá 54% de participação no mer cado interno mexicano.

“Atualmente, 46% da energia que se consome no país é vendida por empresas privadas e com participação estrangeira, e a CFE está gerando 54%”, assinalou Obrador em coletiva de imprensa. O presidente denunciou que o objetivo do governo anterior, de Peña Nieto, era minimizar a participação da empresa estatal, até que a proporção fosse de 75% para o setor privado e os restantes 25% para o setor público.

Com o objetivo de conseguir a independência energética, o atual governo mexicano modernizará o sistema, que conta com 60 hidrelétricas, disse Obrador.

“Petróleos Mexicanos, PEMEX, e a Comissão Federal de Eletricidade, CFE, são as duas empresas estratégicas da Nação. Vamos resgatar estas estatais tão importantes para o país, que vão ser alavanca para o desenvolvimento do México”, frisou o presidente, sublinhando que o país não pode ficar refém das políticas neoliberais e antinacionais.

A CFE apresentou um programa de reabilitação e manutenção das unidades geradoras que são propriedade da estatal. López Obrador alertou a que não se dê credibilidade aos que afirmam que a CFE está perdendo capacidade para gerar energia, e apontou que a avaliação técnica da empresa demonstrou que há energia elétrica suficiente para todo o país.

“Não vamos ter problemas de falta de energia elétrica, não haverá apagões. Digo isto para que a realidade não se manipule”, declarou em entrevista na televisão.

E destacou ainda que só a manutenção da CFE, que não é feita há anos, permite aumentar o volume de energia que se produz.

______________________