Presidente do México anunciou que distribuidora Gás Bem-estar vem para baixar preço

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, anunciou nesta quarta-feira (7) a criação de uma empresa estatal que venderá cilindros de 20 e 30 quilogramas de gás liquefeito de petróleo (GLP), para gerar concorrência, garantir mais oferta e regular o preço do produto.

“Para as pessoas humildes, para os mais pobres, o que mais dói é quando aumenta o preço do gás, do botijão, que não deve aumentar como está aumentando”, declarou o presidente.

A decisão de criar uma distribuidora pública de gás a baixo preço nos próximos três meses, especialmente para as famílias mais pobres, afirmou Obrador, tem por objetivo evitar que a chamada “livre concorrência” se converta em “uma raposa tomando conta do galinheiro”. São cinco grandes empresas que monopolizam quase 50% do gás, atuando como cartel “e ficando com margens de lucro muito altos”.

Segundo o mandatário, esta nova empresa não requer reforma legal, mas de uma autorização da Comissão Reguladora de Energia (CRE). O provedor será a Petróleos Mexicanos (Pemex) e serão comprados cilindros e veículos para sua distribuição.

Obrador disse que são injustificáveis reajustes no preço do gás como os que têm ocorrido e assumiu que não pôde cumprir com seu compromisso de não aumentar acima da inflação, algo que conseguiu fazer na gasolina, no diesel e na energia elétrica. A Pemex vende às empresas distribuidoras a um valor e eles repassam a um preço muito elevado ao consumidor.

“A empresa se chamará Gás Bem-Estar e venderá botijões de gás de 20 e 30 quilogramas a preços baixos, sem que estas empresas particulares deixem de participar. Haverá concorrência, porque atualmente não há, pois esta Comissão Federal de Concorrência é um zero à esquerda”, sublinhou.