*** Local Caption *** Мексика. Мехико. Министр иностранных дел РФ Сергей Лавров и министр иностранных дел Мексики Марсело Эбрард (слева направо) во время рабочего ланча. МИД РФ/ТАСС

O México começará em maio a primeira etapa da produção da vacina russa Sputnik V, anunciou o ministro das Relações Exteriores, Marcelo Ebrard, na quarta-feira (28).

O Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF), que financia a produção pelo desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, confirmou a informação, especificando que mais de 1 milhão de mexicanos já foram vacinados com o imunizante, que tem “o melhor histórico de segurança e eficácia”.

“Vamos cooperar muito estreitamente para manter esse apoio. No que diz respeito ao nosso país, há a decisão e a disposição para que a estatal Laboratórios de Biológicos y Reactivos de México (Birmex) comece participando do envase final da vacina”, indicou o ministro mexicano.

Ebrard destacou que a parceria irá se aprofundar: “Esperamos que isso seja a médio e longo prazo, não só agora, mas que essa cooperação se estenda para os próximos anos”.

O ministro destacou que a Bimex já trabalha com o Fundo Russo de Investimento Direto para a fabricação no México não só da Sputnik V, mas também de outros medicamentos com o objetivo de estabelecer cooperação científica e tecnológica entre os dois países no longo prazo.

O diplomata mexicano está na Rússia em visita de trabalho. Nesta quarta-feira, se reuniu com os responsáveis pelo RDIF e, após uma reunião bilateral, ofereceu uma entrevista coletiva com seu homólogo russo, Sergei Lavrov.

Durante o diálogo, eles discutiram vários temas da atualidade, como a interação na Organização das Nações Unidas (ONU), no Conselho de Segurança da ONU, no Grupo dos 20 (G20) e no Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico.

“O importante é que a vacinação avance para que possamos controlar a pandemia, estamos nisso agora”, acrescentou Ebrard.

O ministro também falou em nome da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), já que o México é atualmente o responsável pela presidência pro tempore da entidade regional. O chanceler mexicano espera que a Rússia possa realizar a entrega de vacinas contra a Covid-19 aos países da Celac.

Produção na Índia

O RDIF também assinou um acordo com a empresa indiana Panacea Biotec para a produção de 100 milhões de doses anuais da vacina Sputnik V em Nova Deli. O imunizante russo já foi registrado em 61 países.

Acordos de produção prévios foram também assinados por Moscou com Alemanha e Itália, e aguarda a chegada antecipada de uma delegação da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), que iniciou o processo de avaliação da Sputnik V no início de março, etapa que, se espera, resultará em licença de uso no território da União Europeia.