Presidente do México, Obrador, anuncia mais uma aquisição de refinaria.

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, anunciou nesta quarta-feira (22) a ampliação da capacidade de refino do país em 700 mil barris diários, reforçando sua marcha rumo à autossuficiência em 2023.

A compra da refinaria de Deer Park, da Shell, localizada no Texas, pela estatal Petróleos Mexicanos por um bilhão e duzentos milhões de dólares, disse Obrador, “significa ter mais capacidade para processar o petróleo cru que se extrai dos poços do nosso país”. Com esta refinaria, acrescentou, com a nova de Dos Bocas, e também com a unidade de produção de coque de Tula, o México avança.

Para a reabilitação das seis refinarias existentes foram investidos outros 10 bilhões de pesos (US$ 476 milhões), sublinhou. “É uma virada muito importante na política do petróleo”, enfatizou o presidente, recordando que não se construía uma nova refinaria no país há 40 anos, “sempre com a mentira de que refinar não é um negócio”.

“Como já dissemos muitas vezes de forma metafórica: vender laranja para comprar suco de laranja. Agora caminhamos para a autossuficiência para manter baixos os preços da gasolina, do diesel e de outros produtos. Esta é a mudança da política petroleira, entre outras coisas”, acrescentou Obrador.

O diretor da Pemex, Octavio Romero Oropeza, entregou ao presidente López Obrador um capacete branco, símbolo da compra da refinaria. Ele lembrou que já existia uma parceria entre a Shell e o governo mexicano, em que a multinacional detinha 51% das ações e a Pemex o restante, mas essa integração permitia ao governo norte-americano tomar todas as decisões.

Em setembro de 2020, o presidente foi informado da possibilidade de aquisição da refinaria; um mês depois, o México apresentou a oferta inicial e, em janeiro deste ano, assinou um acordo de confidencialidade. Em março passado foi assinado um acordo não vinculante e em maio o definitivo de compra e venda, condicionado à aprovação do governo estadunidenses, que se concretizou.

Conforme o diretor da Pemex, a capacidade de refino da Deer Park é de 340 mil barris diários, contribuindo para comercializar seus produtos por navio, trem e oleoduto.

De acordo com fontes especializadas, Deer Park é a 16ª refinaria em capacidade de processamento de petróleo bruto entre as 129 refinarias nos Estados Unidos e a 18ª em taxa de conversão de petróleo bruto em combustíveis. Sua configuração permite substâncias pesadas sem produzir óleo combustível. Ou seja, está localizado no primeiro terço das refinarias, devido à sua eficiência.