Os trabalhadores da Avibras, em Jacareí, declararam greve de 24 horas a partir desta segunda-feira (21). A mobilização é uma forma de exigir da empresa o cancelamento das 420 demissões anunciadas semana passada e garantir estabilidade no emprego para todos, segundo informa o portal do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região.

A assembleia de hoje foi convocada pelo Sindicato, que também inicia a luta pela estatização da fábrica. A entidade já está se preparando para ir a Brasília tentar contato com o governo federal sobre a situação da Avibras, que entrou com pedido de recuperação judicial e está usando essa medida como argumento para realizar as demissões.

Segundo a Avibras, antes da demissão em massa a fábrica possuía 1.500 funcionários. Na assembleia de hoje, também participaram trabalhadores que foram demitidos. Por ser do setor bélico e a maior empresa brasileira de equipamentos militares, a Avibras é estratégica para a soberania do país. Mesmo assim, é a segunda vez que entra em recuperação judicial.

“O governo não pode permitir que uma empresa da importância da Avibras fique à mercê de acionistas privados. A estatização é uma questão de interesse nacional e tem de ser levada para debate público com urgência”, afirma o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves, em comunicado.