A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou a prorrogação das medidas de isolamento social vigentes no país para combater a propagação do coronavírus pelo menos até o dia 19 de abril.

“O número de infecções continua a aumentar acentuadamente. Constatamos que a duração da recuperação de pessoas gravemente infectadas é mais longa do que pensávamos, muito mais do que duas semanas”, afirmou a chanceler em videoconferência com líderes regionais, na quarta-feira, 1, segundo a France Presse.

“Acordamos com os primeiros-ministros das 16 regiões da Alemanha manter as medidas até agora vigentes”, disse Merkel.

Assinalou que é “muito cedo para pensar em um relaxamento das medidas”, e confirmou que se reavaliará a situação depois do próximo dia 19, quando oficialmente acabam as férias escolares. Disse entender que a atual é “uma situação difícil para todos” e agradeceu aos cidadãos por respeitar as medidas em vigor.

Solicitou a todos que renunciem “em geral às viagens privadas e visitas a chegados” com motivo da Páscoa, o que se prescreve tanto para deslocamentos locais como inter-regionais.

“É importante seguir as regras de distanciamento. Com certa distância, o risco de infecção é reduzido”, disse Merkel, durante uma coletiva de imprensa.

“Todos devem manter a organização de seus movimentos e sua vida para as próximas semanas de acordo com essas orientações claras”, acrescentou. Merkel ressaltou ainda que as restrições são a regra e não uma recomendação.

O governo federal e os estados tinham determinado em 22 de março o fechamento parcial da vida pública e a proibição das reuniões ou saídas em grupo de mais de duas pessoas.

Também foram fechados escolas e berçários e só permanecem abertos no país alguns comércios, fundamentalmente os dedicados ao abastecimento de alimentos, assim como as farmácias ou postos de gasolina.

Uma multa de até 25 mil euros (cerca de 136 mil reais) pode ser aplicada a quem desrespeitar a proibição, segundo o governador da Renânia do Norte-Vestfália, Armin Laschet, um dos estados mais afetados pela Covid-19. A polícia e autoridades responsáveis pela ordem pública controlarão o cumprimento da medida, informou a rede Deutsche Welle (DW).

Na Alemanha o número de infectados na quinta-feira, 2, ascende a 81.728 casos confirmados por Covid-19 e 997 mortos, segundo informações da Universidade Johns Hopkins.

O governo alemão já havia disponibilizado empréstimos no valor de 822 bilhões de euros – o maior no país desde o pós-guerra – para ajudar empresas e trabalhadores a lidar com as consequências econômicas da pandemia, segundo a agência AFP, no sábado 21 de março.