Mercenários norte-americanos capturados na Ucrânia

Os dois mercenários norte-americanos, identificados como Alexander Drueke e Andy Huynh, haviam sido feitos prisioneiros perto da cidade de Kharkov, na semana passada, diz a matéria do Daily Telegraph que inclui fotos dos dois quando serviam ao exército norte-americano. O blog russo Colonel Cassad publicou na quinta-feira (16) uma foto dos dois, aparentemente manietados nas costas, em um caminhão, que confere com as fotos publicadas pelo jornal britânico.

O jornal inglês os descreveu como aparentemente os primeiros cidadãos norte-americanos capturados enquanto lutavam a soldo da Ucrânia. O Telegraph disse que os dois homens desapareceram durante o combate na quinta-feira da semana passada na vila de Izbitskoe e aparentemente foram capturados.

Por sua vez, sem confirmar nem desmentir a notícia, que ainda não foi avalizada por Moscou, o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, disse na quarta-feira (15) que Washington fará todo o possível para garantir sua libertação, se os relatos forem verdadeiros.

Já John Kirby, o ex-porta-voz do Pentágono que agora atua como coordenador do Conselho de Segurança Nacional dos EUA para Comunicações Estratégicas, disse durante entrevista coletiva na Casa Branca que “se for verdade, faremos tudo o que pudermos para trazê-los de volta em segurança para casa”.

Kirby asseverou que o governo Biden desencorajou os norte-americanos a irem para a Ucrânia e se juntarem às tropas de Kiev. “É uma zona de guerra” , disse ele. “ E se você se sente apaixonado por apoiar a Ucrânia, há várias outras maneiras de fazer isso que são mais seguras e eficazes.”

A reportagem do jornal inglês foi baseada no relato de outro mercenário da mesma unidade.

A fonte não identificada insistiu ao Telegraph que ele e seus companheiros queriam que o público conhecesse a história para reduzir “as chances de serem executados silenciosamente por quem os está mantendo mais abaixo na cadeia”.

A mesma fonte aparentemente conversou com outros meios de comunicação ocidentais, incluindo a CNN.

De acordo com relatos da mídia, Drueke é um homem de 39 anos de Tuscaloosa, Alabama. Ele se alistou no Exército dos EUA após o 11 de setembro e ocupou o posto de sargento enquanto servia no Iraque. Huynh é um jovem de 27 anos de Hartselle, também Alabama, que já havia servido por quatro anos nos fuzileiros navais dos EUA, mas não tinha experiência de combate anterior.

Na semana passada, a República Popular de Donetsk condenou à morte três mercenários capturados em Mariupol, incluindo dois britânicos, denunciados por participação em torturas. Tanto o Ministério da Defesa russo, quanto Donetsk, já haviam advertido que mercenários, pelas leis internacionais, não são considerados combatentes de guerra.

O porta-voz do Departamento de Estado assinalou, ainda, que existe um terceiro norte-americano que pode ter sido capturado na Ucrânia pelos russos.