Pela segunda vez este ano, a Mercedes-Bens vai reduzir a sua produção na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Desta vez a produção será reduzida pela metade, e 6 mil funcionários terão licença remunerada ou os dias sem trabalho descontados de banco de horas por duas semanas.

Segundo informações do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o afastamento, entre os dias 4 e 15 de julho, foi acordado entre a direção da empresa e o sindicato, devido à falta de peças, especialmente componentes eletrônicos.

As paralisações serão alternadas por turnos. Na segunda-feira (4) o turno da manhã parou, com previsão de retorno na semana que vem, quando revezará com os turnos da tarde e da noite.

Segundo a montadora, a decisão é “parte da estratégia para o enfrentamento dos desafios impostos pela crise global de abastecimento de peças, em especial de semicondutores”.

Entre 18 de abril e 3 de maio, 5 mil funcionários da Mercedes foram colocados em férias coletivas devido à mesma causa. A falta de componentes também tem afetado as plantas da Scania, também em São Bernardo, da General Motors, em São Caetano, entre outras montadoras.