Foto: Heudes Régis/ Secretaria da Mulher/PE

O anúncio feito nesta quinta-feira (22) pelo presidente eleito Lula de que Luciana Santos, presidenta nacional do PCdoB, será a nova ministra de Ciência, Tecnologia e Inovações repercutiu positivamente também no meio político.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, do PSB, parabenizou Luciana, sua vice-governadora, e destacou que sua a militância política “sempre esteve ao lado de quem faz ciência, pesquisa e educação”.

O senador Humberto Costa (PT-PE) se manifestou pelas redes: “Gostaria de registrar aqui os meus parabéns à querida Luciana Santos, futura ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação. Pernambuco e o Brasil vão estar bem representados no governo Lula”.

A vice-presidenta do PCdoB, Manuela d’Ávila também saudou a escolha: “Somos o único partido a indicar uma mulher negra para seu único ministério. Mostrando que discurso e prática podem andar juntos, mostrando que classe, raça e gênero são indissociáveis no Brasil e que qualquer tentativa de desqualificação dessa intersecção é apenas para preservar lugares para os mesmos de sempre”.

Renato Rabelo, presidente da Fundação Maurício Grabois e ex-presidente do PCdoB, destacou: “A escolha da nossa presidente Luciana Santos, para Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação representa uma grande autoridade do nosso Partido, e da própria trajetória de Luciana. Tudo assentada numa relação de muito tempo de mútua confiança e de compromisso entre o PCdoB e o presidente Lula. É mais uma prova de que a ciência e a tecnologia é encarada de forma inteiramente nova e com bases avançadas pelo novo governo do presidente Lula”.

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) afirmou: “Quero parabenizar a presidenta do nosso partido, Luciana Santos, pela nomeação como ministra da Ciência e Tecnologia, uma área que o PCdoB sempre defendeu como estratégica para a soberania e desenvolvimento do país. Saúdo também Nísia Trindade, Cida Gonçalves, Margareth Menezes e Anielle Franco. O time da representatividade feminina no governo Lula!”.

O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) também se manifestou: “Parabéns minha presidenta Luciana Santos, primeira mulher ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações do governo Lula, área estratégica e fundamental para o desenvolvimento do país. Tenho certeza de que Luciana exercerá um trabalho de excelência à frente da pasta. Vamos em frente!”. A indicação também foi saudada pelo deputado federal Marcio Jerry (PCdoB-MA).

A deputada federal Talíria Petrone (PSol-RJ), salientou a escolha de mulheres pelo presidente Lula: “Margareth Menezes para a Cultura, Anielle Franco pra Igualdade Racial, Nísia Trindade para a Saúde, Luciana Santos para a Ciência e Tecnologia. Potência para reconstruir nosso país!”.

Para o deputado federal Andre de Paula (PSD-PE), “o presidente Lula acerta, mais uma vez, ao escolher a nossa vice-governadora, Luciana Santos para ministra da Ciência e da Tecnologia. Luciana tem longa militância na área e fará, com certeza, um grande trabalho pelo Brasil”.

Deputado estadual do PSB-PE, Rodrigo Novaes também se manifestou pelas redes: “Feliz com a indicação de Luciana Santos para o Ministério da Ciência e Tecnologia. Sua história e suas bandeiras não deixam dúvidas de que fará grande trabalho, como o fez nesta pasta o governador Eduardo Campos no primeiro  governo Lula. Sucesso, Luciana Santos”.

Tamires Sampaio, que comandará o Pronasci  (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, declarou: “Luciana Santos na Ciência e Tecnologia, Margareth Menezes na Cultura, Anielle Franco na Igualdade Racial. E viva as mulheres negras nesse ministério do governo Lula!”.

No meio jornalístico, também houve reações de entusiasmo entre as mulheres com a nova ministra. “Setor de Ciência e Tecnologia considera a escolha de Luciana Santos para a pasta um gol de placa. Tem formação técnica como engenheira, experiência parlamentar e capacidade de diálogo e negociação. Ainda por cima, é mulher!!!”, disse Helena Chagas pelas redes.

“Gostei muito de Luciana Santos na Ciência e Tecnologia. Competente, com muita experiência administrativa e uma ótima pessoa”, endossou Cynara Menezes.

“Sabemos o quanto uma mulher negra e com voz incomoda. Eles não suportam cacheadas. Parabéns a todos que resistem”, disse Basília Rodrigues, da CNN, fazendo referência aos nomes de Anielle Franco, Luciana Santos e Margareth Menezes, todas anunciadas nesta quinta-feira.