Pesquisadora russa mostra vacina Sputnik V contra a Covid-19 | Imagem: RDIF/Handout via Xinhua

Os resultados obtidos pela vacina Sputnik V no combate ao coronavírus causou “grande impressão” em mais de 100 médicos estadunidenses que acompanharam, esta semana, a apresentação realizada pelos cientistas russos.

Na primeira sessão informativa organizada pelo Centro Nacional de Investigação de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya de Moscou, os especialistas do Centro Médico Maimônides de Nova Iorque – uma das instituições mais respeitadas dos EUA – destacaram, quanto ao que presenciaram, que foi “tudo muito animador”.

“Esses médicos e profissionais da saúde que têm estado na vanguarda da luta contra a pandemia de coronavírus desde março de 2020 mostraram grande interesse pela vacina russa Sputnik V”, informou o Fundo de Investimento Direto da Rússia (RDIF).

A terceira fase dos ensaios clínicos do fármaco iniciou no dia 9 de setembro, com a participação de 40 mil pessoas, e havia sido registrado no dia 11 de agosto, cumprindo com as normas internacionais.

De acordo com o chefe do departamento de cardiologia do Centro Médico Maimônides, professor Jacob Shani, os dados apresentados pelos colegas russos impactaram positivamente os especialistas da instituição novaiorquina. “Limos a publicação em The Lancet [que mostrou que a vacinação com a Sputnik V foi capaz de induzir resposta imune aos voluntários em suas primeiras fases de testes] e, também, foi muito impressionante. A vacina funcionou bem nos ensaios clínicos da Fase I e II, incluídos anticorpos humorais e imunidade celular, e os efeitos secundários foram mínimos. Tudo isso soa muito alentador”, destacou.

Conforme Shani, os especialistas estadunidenses já sabem que a vacina russa “causa a formação de anticorpos e é segura”, mas agora devem “confirmar que protege contra a infecção pelo coronavírus”. “Eu perguntei pessoalmente se algum dos voluntários havia adoecido e a resposta foi que não. Agora gostaria muito de conhecer os resultados de grupos mais numerosos”, concluiu.

O Fundo Russo de Investimentos Diretos (RFPI, na sigla em russo) informou que o primeiro lote da vacina Sputnik V, “única que demonstrou ser segura e efetiva”, começará a ser entregue à Bielorrússia nesta quinta-feira para a realização de ensaios clínicos. Desta forma, a Bielorrússia passa a ser o primeiro país a iniciar os ensaios clínicos com o imunizante após ser registrado na Rússia.