Diretor foi demitido após violar o protocolo de segurança do Encceja

Faltando cinco meses para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a Casa Civil do governo Bolsonaro publicou, nesta quarta-feira (5), a exoneração de mais um diretor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Francisco Vieira Garonce, diretor da Avaliação da Educação Básica, pasta responsável pelo Enem, teve sua exoneração publicada no Diário Oficial desta quarta, porém com data retroativa a 22 de maio.
A diretoria é responsável, entre outras atividades, pelo ENEM, que neste ano teve 5 milhões de inscritos confirmados.
Garonce foi indicado por Elmer Vicenzi, ex-presidente do instituto, que foi exonerado no mês de maio.
A exoneração já era esperada desde o dia 21 de maio , quando uma quebra no protocolo de segurança foi detectada.
Segundo reportagem de “O Globo”, Garonce teria sido um dos envolvidos na quebra do protocolo de segurança do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Em maio, durante a entrega das provas do Encceja na gráfica que imprimiria o exame, em São Paulo, uma servidora que viajou de Brasília com a mídia digital contendo a prova, para abri-la quando estivesse dentro da sala-cofre da gráfica, esqueceu-se da senha, que havia memorizado.
Garonce repassou a senha para a servidora por telefone, violando o protocolo do Inep para garantir o sigilo das provas. O procedimento correto seria gravar a avaliação em outra mídia e criar uma nova senha, reenviando ambas à gráfica.
Garonce assumiu o cargo no final de abril após ser indicado pelo então presidente do Inep, Elmer Coelho Vicenzi , que também já saiu do cargo. Ambos atuavam no Denatran antes de assumir cargos no Inep.
Além de atuar como coordenador-geral de Educação para o trânsito do Denatran, Garonce já trabalhou como comentarista do programa “Brasil Caminhoneiro”, no SBT.