Renildo Calheiros, líder do PCdoB, também criticou o corte; Presidente do MDB, deputado Baleia Rossi, quer derrubar veto

O deputado federal Baleia Rossi (SP), presidente nacional do MDB, disse que é “absurdo” o veto de Jair Bolsonaro sobre o investimento na vacina desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto.

“Não há outra palavra para esse erro do atual governo. Vamos fazer todo esforço possível para derrubar esse veto”, anunciou Baleia Rossi.

A vacina “100% brasileira” produzida pela USP de Ribeirão Preto tinha sido anunciada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em março, mas agora o projeto está inviabilizado por conta do corte de Jair Bolsonaro. A vacina foi anunciada pelo ministro Marcos Pontes.

Bolsonaro vetou R$ 200 milhões para o desenvolvimento da vacina contra Covid-19 desenvolvida pela USP de Ribeirão Preto (SP) em parceria com a empresa Farmacore e com o apoio do governo federal.

Em live, o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, admitiu que o corte de Bolsonaro no orçamento do Ministério é um “estrago”.

Sem se referir diretamente à pesquisa da vacina da USP, Marcos Pontes disse que “tem certos tipos de projetos que, sem orçamento, tem um hiato e esse hiato mata o projeto. Pesquisa não é uma coisa que dá pra ligar e desligar, não existe isso, é uma coisa que tem que ter continuidade”.

O governo do Estado de São Paulo também anunciou a produção de uma vacina brasileira, a ButanVac, do Instituto Butantan.

Já foi apresentado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o pedido para os testes de primeira e segunda fases.

O deputado Renildo Calheiros, líder do PCdoB na Câmara, também criticou, no sábado (24), através de suas redes sociais, o veto de Bolsonaro à vacina da USP. “Absurdo! O presidente Jair Bolsonaro vetou R$ 200 milhões para o desenvolvimento da vacina contra covid-19 “100% brasileira”, disse o deputado.

“A verba permitiria a produção nacional rápida e com logística melhor para imunizar a população”, lembrou o parlamentar.